Hábitos para utilizar o instagram de uma maneira mais saudável

25.2.19

É inegável que estamos vivendo em uma era excessivamente digital. Por um lado, isso é algo positivo, afinal, podemos resolver pendências e burocracias do cotidiano pelo celular, estar sempre com notícias fresquinhas na palma da mão e nos comunicar com pessoas do mundo inteiro com muita facilidade. Por outro lado, o meio virtual nos afoga em um vício. Estamos sempre conectados, vidrados, consumindo conteúdo sobre a vida das outras pessoas enquanto esquecemos da nossa.

Tenho tentado ao máximo me libertar do Instagram e do lixo tóxico que ele produz. Não falo em excluir minha conta, mas de manter uma relação saudável com o aplicativo. Há pouco tempo, escrevi aqui no blog sobre a minha necessidade de excluir várias pessoas das minhas redes nesse post. Pois bem, parece que não foi suficiente, rs. Tenho percebido que preciso adotar outras hábitos para conseguir manter a conta e a minha sanidade mental e produtividade. Listei algumas coisas que tenho feito, espero que ajude vocês de alguma forma.
 
·         Antes de tudo, faça uma limpeza geral. Vá na lista de pessoas que você segue e seja bem criteriosa para identificar quem agrega valor na sua vida e quem só ocupa seu tempo com bobagens. Faça o mesmo com os seus seguidores, exclua as pessoas que você não deseja que vejam e saibam sobre você;

·         Feito isso, sempre sobram aquelas pessoas que por um motivo ou outro a gente não pode excluir. Seja o chefe, aquele tio mala ou até as meninas da cidade que você até gosta, mas não quer saber do show que elas foram e filmaram tudo. Nesses casos, silencie os stories ou as publicações das pessoas. Se o caso for grave, silencie os dois. Tenho certeza que diminuir a sequência de stories infinitos da sua timeline vai te trazer alívio

·         Monitore seu tempo no Instagram. O aplicativo já dispõe de uma ferramenta que monitora o tempo que você gasta na rede, mas, se assim como eu essa atualização ainda não chegou na tua conta, estabeleça horários para seu acesso. 

·         Não pense que as pessoas estão vendo você. Parece bobagem, mas, por vezes, reprimimos nossa vontade de postar uma foto ou gravar stories por imaginar que muitas pessoas vão ver aquilo e fazer mil juízos de valor ao seu respeito. Digo isso porque eu mesma me via trancafiada nessa paranoia de sentir receio do que iam pensar das minhas publicações. Use seu Instagram de modo que lhe satisfaça e te dê satisfação, não fique pensando na opinião das outras pessoas, faça de conta que elas nem existem.

Sim, são hábitos super simples que não vão exigir de você um grande esforço. Quando a gente está muito viciado em uma coisa, tomar medidas drásticas podem nos levar a conclusão que nosso vício é pior do que imaginávamos, por isso, acredito que seja mais eficiente tentar buscar uma utilização mais consciente e saudável daquilo que está nos incomodando.

Posso dizer que estar seguindo esses hábitos tem melhorado bastantes a minha relação com essa rede social. Evito pessoas tóxicas e evito ser tóxica também (nem sempre o problema está no outro, não é mesmo?). Se sinto que estou emanando uma energia não tão positiva sobre a vida de determinada pessoa, silencio seu conteúdo. Estando consciente do que preciso e não preciso ver, otimizo meu tempo e torno o meu dia mais produtivo. São muitos benefícios.

Se você sente que sua relação com o Instagram já não é tão saudável, experimenta mudar seus hábitos ao utilizar o aplicativo. Se funcionar e você gostar, me conta aqui embaixo. Ah, se você tem mais alguma dica legal, compartilha aqui nos comentários com a gente. Beijos!

Que tal esses?

5 comentários

  1. Olá
    Eu era a viciada do Instagram. Postava cerca de 4 vezes por dia, em horários certos pra gerar maior engajamento, vivia na rede. Ai fui deixando de lado, porque não estava me fazendo bem. Ainda uso a ferramenta, mas quase nada. Foi um alívio conseguir me desligar um pouco.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa sensação de não ser dependente de algo é realmente muito boa

      Excluir
  2. Nossa, seu post resume bem o que eu sentia antes tomar a decisão de deixar o ig um pouco de lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo que tá no IG já sentiu ou ainda vai sentir tudo isso, mas que bom que conseguimos contornar a situação.

      Excluir
  3. Oi Juliana, eu era muito viciada em Instagram mas ultimamente estou me controlando mais e deixando a paranoia de feed organizado de lado. Posto as fotos no momento em que quero já que antes me reprimia muito e quando fazia um "stalk' percebi que tinha deixado de postar várias coisas boas. Ainda o tenho como diário virtual só que agora bem mais equilibrado.

    https://kombichic.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Facebook

Quote

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira