Siga aquele Instagram! @giovannaraposo #1

31.7.17

Estão prontos para se viciarem em fotos, feeds e pessoas lindas? Já faz um ano que conheci um grupo super amorzinho que despertou meu olhar fotográfico e vem me inspirando a tirar fotos mais bonitas e criativas. Não sou a pessoa mais fantástica fazendo isso, mas já melhorei muito e amo fazer alguns registros divertidos, enxergando coisas com o coração. Nessas minhas andanças pelo instagram, conheci muitos perfis repletos de fotos lindas e bem cuidadas, dá vontade de passar o dia inteiro curtindo tudo. Foi pensando nisso que resolvi compartilhar alguns dos meus @ favoritos nessa rede.

Para estrear essa série de posts, lhes apresento Giovanna Raposo (@giovannaraposo). Conheci o ig da Gio nesse grupo no facebook que mencionei anteriormente e me apaixonei de cara! As fotos dela são lindas sem serem forçadas, sabe? Ela não aparenta viver uma "vida falsa" só pra fazer pose pra foto e eu admiro muito isso. Quando entrei em contato pra dizer que gostaria de escrever um post sobre o seu instagram, a Giovanna foi super fofa e topou de cara ♥ Acompanhem o post e eu sei que vão gostar!
Como você descobriu que gostava de fotografar?
Minha mãe é uma verdadeira admiradora de fotografia e filmagem. Em casa tínhamos vários equipamentos incríveis que ela utilizava para fotografar os eventos e os momentos marcantes da família. Eu amava inventar poses diferentes, ângulos, iluminações, mas tudo ficava ainda melhor com as surpresas da revelação. Quando eu e minha irmã (@iolandafr) ganhamos uma câmera digital, nos interessamos muito mais por fotografia e edição, aí percebi que amava aquilo! Hoje me aprofundo um pouco mais nos grupos do Facebook e em pdfs, mas não me sinto melhor ou pior do que antes, porque a vontade de fotografar sempre foi muita.   

Você planejou organizar o feed e fazer as fotos se encaixarem ou foi algo que aconteceu naturalmente?
No início, foi bem planejado! Eu comecei a perceber que feeds grandes estavam bastante harmônicos e pensei que eu queria muuuito um assim para mim! Baixei um app para organizar e fui encaixando. Segui à risca por um tempo. Tentei organizar por filtro, por cor, por tema, tentei desorganizar... suhaushuashua Mas não tem jeito, por mais que eu não me prenda a padrões atualmente, continuo organizando sem perceber! O que eu acho é que organização nunca deve nos impedir de postar aquilo que temos vontade. 


O que tu deseja transmitir com tuas fotos? Elas são apenas detalhes na tua vida ou se tornaram algo importante e relevante pra ti?
Eu desejo transmitir aquela sensação boa de quando a gente se sente amigo da pessoa sem conhecer, sabe? Meu maior desejo é passar autenticidade. Quero ser aquele feed que as pessoas batem o olho e dizem "Ela organiza esse feed mesmo, ou não?", "Qual edição será que ela usa?", "Como pensou nessa foto?" Quero que percebam que é um conteúdo original, que tem uma pessoa real com personalidade ali. Fotos que passam sentimentos existem aos montes, fotos que passam autenticidade são mais raras. 

Quais truques e dicas fotográficas tu daria para quem está começando a se interessar por fotografia? 
Bom, vou dar dicas iniciais que foram bem legais para mim. 
1- Fotografe MUITO! A gente só evolui na prática. 
2 - Pesquise. O que a gente sabe sempre pode ser aprimorado. 
3 - Teste muitos apps e softwares de edição e tratamento de imagem. Indico: Ps, Lr, VSCOCAM, Snapseed. Se sentir dificuldade, procure videoaulas no YT e pdfs. 
4 - Quer organizar o seu insta? Planeje suas fotos por algum app. Indico: Scene, Planoly. 
5 - Fotografe em RAW. 
6 - Salve inspirações no Pinterest, Weheartit e no próprio Instagram (na aba "salvos") para tentar fazer parecido (não igual) nos momentos de bloqueio criativo. Indico meu pinterest (parece jabá mas é sério ushaushuas): gioraposo.
7 - Seja original e saiba seu foco! Sua fotografia é profissional? É pessoal? Qual o motivo do seu trabalho? Hobbie? Instagram? Exposição? Empresarial? (e por aí vai). Isso te dará mais segurança e confiança.
8 - Não tenha medo de "errar" ou ser julgado, você tem que se orgulhar do que se propõe a fazer.

Sério, que alegria a Gio ter topado contribuir com esse post e nos dar essas excelentes dicas. Quando propus que ela respondesse essas perguntas, pensei não só na relevância do conteúdo que traria pra vocês, mas também no que eu estaria aprendendo com ele. A dica número oito foi chave de ouro pra mim! Pra quem tem blogs pequenos como o meu, mas não tem medo de se arriscar no crescimento e com isso montar uma verdadeira galeria de boas fotos e bons conteúdos no instagram, sentir orgulho do que faz é essencial.

Por isso, espero muito que esse post e os conhecimentos de fotografia da Gio possam ajudar vocês. Toda dica é válida, toda inspiração também. Caso visitem o instagram dela, comentem por lá que a conheceram através do Chuva de Jujubas! Ah, não esqueçam de comentar aqui embaixo o que acharam do post e se querem mesmo que eu indique mais ings. A opinião de vocês é muito, muito importante. Beijos!

Que tal esses?

6 comentários

  1. Achei o insta dela muito lindo e harmônico. Eu também já tive (ainda estou de certa forma) essa fase de organizar o feed, deixar tudo bonitinho. Acredito que com o tempo acaba se tornando algo natural pra gente, assim como a Gio, conseguimos tirar fotos que se encaixam mesmo sem perceber. Adorei as dicas que ela deu, tenho me apaixonado cada dia mais por fotografia e acho super válido você se perguntar o por quê das fotos que tira, ser original e mostrar que é alguém de verdade, com essa infinidade de perfis 'falsos' é cada dia mais raro.
    Ps: teu insta também é maravilhoso, acho muito inspirador 💛

    Um super beijo!
    www.blogoxitocina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou tudo! A gente tenta harmonizar tudo dentro das verdades do nosso dia a dia, não adianta levar uma vida falsa no instagram, isso não nos leva a nada.

      Excluir
  2. Adorei os feed, super organizado.
    Parabéns.

    Beijos

    http://www.vempracablog.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que super indicação! Eu adoro encontrar feeds caprichados e inspiradores!
    é uma série de posts bem interessante! Vou acompanhar <3
    Beijos ♡
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira