Resenha: Outros jeitos de usar a boca - Rupi Kaur

12.6.17

outros jeitos de usar a boca
Título: outros jeitos de usar a boca
Autor(a): Rupi Kaur
Páginas: 208
Sinopse: "'outros jeitos de usar a boca' é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia – e que também assina as ilustrações presentes neste volume –, o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos."

outros jeitos de usar a boca
Sim, eu sei. Faz muito, mas muito tempo que não trago resenha de livros aqui no blog, mas acontece que realmente faz muito tempo que eu leio algum livro. Parece um absurdo, mas quando você é estudante de Direito, a última coisa que quer fazer nas horas vagas é ler livros e foi exatamente isso que aconteceu comigo, mas vou tentar ao máximo colocar as leituras em dia nessas férias, pois comprei três bons livros e outros jeitos de usar a boca é um deles.

Esse é o tipo de literatura que chama atenção em tudo: no título com duplo sentido, uma capa provocante e até pela escrita da autora. Quando estava dando um rolê pela Saraiva, me deparei com o livro e fiquei mega curiosa para saber do que se tratava a história, descobri que, na verdade, esse é um livro de poesias. Surtei na hora. Quem me conhece sabe o quanto amo poesias, pra mim essa é a forma mais sublime da alma se expressar.

outros jeitos de usar a boca
O livro "outros jeitos de usar a boca" se divide em quatro partes/temas diferentes: a dor, o amor, a ruptura e a cura, com poemas lindos sobre cada um dos temas. Em "a dor" os versos falam muito de estupro, abuso, vazio, abandono e machismo e, de fato, você sente as dores do eu lírico com tudo que ela escreve. Mesmo que algumas histórias não façam parte do seu cotidiano, você sofre por saber que alguém viveu/vive situações assim, pois a veracidade das palavras são muito fortes. Confesso que nessa parte eu fazia pausas dramáticas ao fim de cada poema, tentando digeri-lo.

"O amor" é uma das partes mais fofinhas, fala do amor entre mãe e filho, amor entre homem e mulher e o amor quando vira desejo, sexo. Se você estiver apaixonada, vai se deliciar em vários versos e mandar alguns deles para o boy, assim como eu fiz hahaha.

outros jeitos de usar a boca
outros jeitos de usar a boca
A terceira parte, "a ruptura", fala exatamente disso, términos e ciclos que chegaram ao fim. Imagino que muita gente já tenha vivido algo semelhante, então vai se comover bastante com os versos e engolir seco algumas palavras quando se lembrar de como esses momentos são difíceis. Mas, ainda assim, é uma parte linda e cheia de verdades.

Pra fechar com chave de ouro, "a cura" vem com poemas lindos para te fazer perceber o quanto você é importante, especial e valiosa. O final do livro veio pra trazer um ânimo novo, tentar resgatar sentimentos e certezas que foram se perdendo ao longo da vida, veio resgatando a esperança e a auto afirmação. Nessa parte tem muito feminismo e sororidade, coisa linda de se ler, viu?!

outros jeitos de usar a boca
outros jeitos de usar a boca
Pra resumir, esse é um livro delicado e de profundidade de alma que, quem tem essa sensibilidade, vai conseguir tirar muito proveito e muita lição na leitura. Tenho certeza que outros jeitos de usar a boca faz o estilo de muitas meninas, principalmente por conta da popularização do feminismo e de assuntos que antes eram tão polêmicos, mas que agora são falados e discutidos abertamente.

Avaliação: 

Não poderia dar menos que esses cinco corações e recomendar esse livro do fundo do meu coração. Mas e aí, vocês já leram o livro? O que acharam? Se ainda não leram, repito: vale a pena! Comentem aqui embaixo o que acharam de outros jeitos de usar a boca, se pretender ler e o que acharam do post. Beijos!

Que tal esses?

6 comentários

  1. Eu já tinha visto sobre esse livro online e esse nome me chamou muito a atenção mas foi só agora com a sua resenha que me peguei com uma curiosidade enorme em ler. Parece ser ótimo. Eu não costumo gostar de livros de poemas mas pelas fotos que postou já estou apaixonada por eles <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito feliz em ver que minha resenha pode ter ajudado a se interessar por um livro :D

      Excluir
  2. Que capa linda! E essas fotos, Ju?! Tão muito fofas! <3
    Vou procurar para ler também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, não vai se arrepender de ler este livro :D

      Excluir
  3. Confesso que poesia não faz a minha praia, mas to encantada com a ideia desse livro, de verdade!
    Já tinha ouvi falar sobre ele, mas ainda não entendia sobre o que tratava.
    Adorei e fiquei curiosa para ler o resto.

    Beijos, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter despertado esse interesse em você. Beijos!

      Excluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira