Tudo que eu aprendi sobre alcançar objetivos

9.5.17

Alcançar objetivos
Esse é aquele tipo de post que amo escrever, aquele que compartilho minhas experiências não como quem domina todas as técnicas, mas como quem ama aprender e vencer os próprios limites, conseguir coisas que nunca imaginou ter ou que fosse possível alcançar. Minha vida começou agora e ainda tenho tanto a aprender, mas sinto que já me surpreendi bastante, errei bastante e, acima de tudo, tirei lições de tudo que vivi e ando juntando tudo para, no futuro, alcançar a minha própria fórmula de como ser/ter o que sempre se quis.

Desde pequena eu colecionava sonhos, alguns "impossíveis" e outros mais reais. Achava que tudo na vida acontecia com um passe de mágica, com uma oração bem forte que eu fazia antes de dormir pra acordar em um mundo completamente diferente. Achava que Deus olharia pra mim de um jeito especial e faria tudo acontecer, sem minha ajuda, sem mérito nenhum meu. Logo aprendi a minha primeira grande lição...

1. Não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta
Deus é um Deus justo, se você passa o dia inteiro deitada assistindo TV, ele não vai tirar o emprego de alguém que estudou e batalhou muito para dá-lo a você. Aceite isso. É importante que a gente confie na providência divina, mas, mais importante ainda é a gente mostrar que merece receber coisas boas de volta. Se você não fez por merecer e não se preparou, Deus não vai mudar o gabarito da sua prova, não vai eliminar todos os concorrentes do seu concurso, não vai achar uma vaga de emprego pra você... Mas, se você fizer por merecer, acredite, Deus vai mostrar o que tem que ser seu. É isso que eu acredito.

Depois que aprendi isso, percebi que eu tinha que fazer alguma coisa, seja lá o que for, seja como for e do jeito que der. Não adianta querer estar nas melhores condições, ter a melhor câmera, os livros adequados, muito tempo e etc, comece com o que tem. Essa é a segunda lição.

2. Não tenha medo de começar do zero, tenha medo de nunca começar
As vezes nós procrastinamos tarefas por acharmos que não temos os melhores meios para executá-las, mas se continuarmos parados, esses meios não cairão do céu. Comece com o que tem, lute muito, comece por baixo, conquiste coisas pequenas primeiro e logo logo você vai conseguir montar um grande arsenal para conquistar coisas melhores. Uma escalada começa na base da montanha e não no topo.

Alcançar objetivos
Assim que entendi que é preciso começar de qualquer jeito, meus pensamentos começaram a criar armadilhas e me fazer acreditar que, não importa o que eu faça, nunca os meus meios serão suficientes para superar os meios dos meu concorrentes, mas foi aí que me esforcei mais e acreditei mais em mim.

3. Não se subestime
Nunca acreditei e nunca vou acreditar que sou a melhor em algo, seja lá o que for. Achar que está em um topo inatingível deixa a gente acomodado, mas desacreditar na nossa capacidade surte o mesmo efeito. Se seus concorrentes tem um livro melhor que o seu, estude o dobro; se tem uma câmera melhor que a sua, trabalhe melhor seus ângulos e edição; se eles tem mais tempo, vire a noite acordado. Saber que existem pessoas na minha frente me motivou a acreditar mais em mim e minhas armadilhas de inferioridade não me venceram.

4. Se você deseja o sucesso assim como deseja o ar que respira, então você terá o sucesso
Essa frase é de Carlos Wizard Martin e assim que a li, com uns 15 anos de idade, tomei isso pra mim como uma verdade absoluta e inquestionável. Desejar com toda a sua força e com toda a sua alma é o primeiro passo para conquistar seu objeto de desejo, porque automaticamente esse sonho vai te tirar da inércia e te levar para a lição número 1. Imagine-se conquistando, imagine-se vivendo aquilo e, se seus olhos se encherem de lágrimas, você estará no caminho certo.

Alcançar objetivos
5. Seja grato, focado e inquieto
Nunca ache que a vida é um caminho que você consegue trilhar sozinho, então seja grato a tudo que lhe acontece, a Deus (ou o que você acreditar), as suas circunstâncias e seja grato também a si mesmo, afinal, você é o responsável pelas suas escolhas, sejam as boas ou ruins. Também é importante manter o foco e permanecer inquieto, querendo algo novo, tentando novos desafios, não aceitando cair na areia movediça da zona de conforto. Tente algo novo todos os dias!

De todas as coisas que pude aprender e sentir na pele com as poucas experiências que vivi, é que nenhuma conquista se trata do que você conquistou, se conseguiu ou fracassou, ou da vista que você vai ter da montanha que escalou. Essa foi a minha maior lição.

6. É tudo sobre a escalada
A música "The Climb" da Miley Cyrus sempre foi uma das minhas favoritas da vida e agora aquela canção, "Trem Bala", fala a mesma coisa: é tudo sobre a escalada. É com o caminho que você aprende, que cresce, que amadurece, é nele que você aprende lições para a vida toda, lições essas que talvez não sirvam mais para a montanha que você estava subindo, mas pode servir para uma outra. Aprendi que não é o topo que mostra o quanto você venceu, é a árdua escalada que você fez até lá.

Alcançar objetivos
E quem me vê falando assim pode até imaginar que também abri minha própria empresa, mas não kkkkkk. Objetivos são tão pessoais que é impossível denominar de "conquista" apenas um grupo seleto de objetivos alcançados. Cada um sabe aquilo que é relevante na sua vida, aquilo com o que sonha e emprega muito valor em conseguir, por isso, nada deve ser desprezado. Inclusive, muitas vezes nossos sonhos não fazem sentido pra mais ninguém, mas não perdem o encanto para nós.

As pequenas grandes coisas que consegui podem ser irrelevantes para o resto do mundo, mas lutei e sonhei tanto em tê-las que não consigo chamá-las de algo menor que uma conquista. O melhor disse é que, a cada novo objetivo alcançado, vamos os renovando, desejando algo maior e nos impondo novos desafios, um degrau a mais. É isso que eu gosto, dessa sensação que a vida é um jogo de video game que a gente precisa zerar. Olha, de level em level, guardando cada lição, a gente bate esse record e encerra o jogo.

E vocês, o que tem para compartilhar comigo? Vamos fazer essa troca de experiências aqui nos comentários. Beijos!

Que tal esses?

12 comentários

  1. Guria, que post. Adorei tudinho que você falou e concordo com tudo. Lembro que no primeiro ano de cursinho eu estudava um pouco e pedia muito que Deus me ajudasse. Porque eu precisava passar e pedia isso para Deus. O que aconteceu? Não passei. Mas ao invés de pensar que Deus me deixou na mão e que eu nunca entraria na faculdade passei por mais um ano de cursinho e me dediquei o triplo do que tinha me dedicado no primeiro ano. E quando chegava a noite, eu rezava todo dia à Deus mas não pedindo que ele me desse a vaga, eu sempre falava 'Deus, se eu tiver me esforçado o bastante e se eu realmente merecer, preciso da tua ajuda'. Foi drástica a diferença. Consegui a vaga e fiquei em uma ótima posição no ''ranking''.
    Achei muito bacana chegar aqui e me deparar com The Climb porque publiquei hoje lá no blog um post de música e tem The Climb <3 <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, que coisa linda!! Eu fazia uma oração bem sincera na minha época de vestibular, mas ao contrário de tu, não insisti em passar numa pública, mas em toda faculdade e em todo curso há muita luta e continuo firme nas minhas com muita dedicação. Sucesso nessa sua jornada!

      Excluir
  2. Meeeniiina, vem cá me dá um abraço!!! Muito obrigada por esse texto! Eu estava "meio assim sei lá" hoje e seu texto me deu ânimo! Aliás já me amarrei na forma que escreve, no teu blog, em todo esse cantinho aqui. Por isso até já to seguindo o blog e vou fuçar as redes sociais também porque sou dessas haha
    Parabéns pelo texto e que você tenha mais conquistas por aí! Beijos!
    Tamara
    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooown! Não sei nem como agradecer por esse carinho. Fico feliz que o texto tenha te ajudado. Seja muito bem vinda!

      Excluir
  3. Ah, sua linda! Que post maravilhoso!
    Todos deveriam ler ♥
    Sabe porque?Porque cada palavra é real! As vezes temos tanto medo de tentar coisas novas, achamos que nunca vamos conseguir, deixamos com quem os outros destruam nossos sonhos, sem nos darmos conta do quando podíamos ir além, do quanto somos fortes e guerreiros se nos atrevermos a buscar mais, a fazer o que muitos duvidam...
    Parabéns pelo post! ♥
    Beeeijos!

    https://tudonodup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. A gente só percebe o quão forte e capaz nós somos quando paramos de dar atenção às opiniões de pessoas que não querem nosso bem. Temos que ir atrás dos nossos sonhos, temos tão pouco tempo...

      Excluir
  4. É de um post deste que eu precisava para hoje. Estou perdida sem saber o que fazer e consequentemente deixando um pouco de confiar mais em mim. Muito obrigada, seu texto é maravilhoso e me ajudou <3
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muuuuito feliz com isso! Não desiste dos teus sonhos, tá?

      Excluir
  5. Amei demais o post, são coisa que todos deveriam saber! Eu tenho muita falta de algumas, como não acreditar em mim, e achar que minha luta não vai mudar em nada pois nada dar certo comigo e ninguém nota minha capacidade. Mas parabéens pelo post, adorei mesmo, e vou tentar! Kissus ~seguindo amei aqui <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente mesmo, só quem pode mudar a sua história é você mesma. Não desista!

      Excluir
  6. Essa publicação é daquelas que a gente coloca na área de favoritos porque a qualidade é absurdamente boa. Que lições incríveis! Já na primeira primeira lição vi que eu sairia desse post com algo a mais... Uma aprendizagem a mais, uma motivação a mais... Obrigada!

    www.lelethings.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão, tão, tão feliz em ler isso! Obrigada tu ♥

      Excluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira