Vocês (não) precisam assistir Desventuras em Série!

16.1.17

Aquela menininha que cresceu assistindo Desventuras em Série na Sessão da Tarde está morrendo de alegria ao escrever esse post. Sim, o filme foi um dos meus favoritos de infância e quando a Netflix anunciou que a história dos órfãos Baudelaire viraria série, eu surtei e comecei a contagem regressiva. Finalmente o dia chegou!

Lemony Snicket's - Desventuras em Série é a nova série original Netflix lançada na última sexta feira, 13 (dia bem oportuno). Como todos já devem saber, essa a história de azar infinito dos irmãos Baudelaire: Violet, Klaus e a pequena Sunny, que ficam órfãos após um incêndio em casa matarem os seus pais. Desamparados e com uma grande fortuna que só poderá ser usada quando Violet completar 18 anos, Sr. Poe, o banqueiro e responsável testamentário, vai em busca de um tutor para eles. Essa parte todo mundo já sabe: as crianças tem o infortúnio de caírem nas garras do Conde Olaf, um ator sem talento, cruel e interessado apenas na fortuna dos Baudelaire.

Desde que conhecem o Conde, a vida das crianças se torna uma fuga constante. Sr. Poe mais atrapalha do que ajuda e embora o vilão abra brechas para cenas engraçadas, nada consegue anular o quanto ele é terrivelmente terrível, parece até que saiu de Game Of Thrones.

Bem mais inteligentes que os adultos, os irmãos sempre conseguem desmascarar o vilão, mas ele surge todas as vezes como um impostor. Conde Olaf estraga os raros momentos felizes que os órfãos conseguem viver e não adianta se enganar: essa não é uma história feliz. Aliás, a trilha sonora nos diz isso o tempo todo: "é melhor não olhar", "há coisa melhor pra se ver na televisão", "essa série vai estragar o seu dia". É verdade.

Para quem já assistiu o filme, alguns episódios serão bem familiares, mas tem muita coisa nova que só quem já leu os livros conhecia. Fora isso, todas as cenas dão dicas visuais do que vai acontecer no decorrer da trama e vai desenrolando aos poucos os mistérios da sociedade secreta que os pais dos Baudelaires participavam, assim com o Tio Monty, a tia Josephine e vários outros personagens que não conhecemos no filme. Na minha opinião, o ápice da história foi uma tremenda quebra de expectativa revelada no último episódio. Fiquei arrasada, mas agora entendi que em Desventuras em Série eu não vou encontrar finais felizes. 

"Se você está interessado em histórias com final feliz, então é melhor procurar outra. Essa história não tem um final feliz, não tem um início feliz e tem poucas coisas felizes no meio."

Essa é a fala de Lemony Snicket's, o autor e também narrador da série, a presença dele com seus comentários é um dos pontos enriquecedores da série. Outro ponto forte é o elenco de peso: Neil Patrick Harris (Conde Olaf) - que surpreendeu ao imprimir mais vilania ao personagem, Malina Weissman (Violet), Louis Hynes (Klaus) e Presley Smith (Sunny) - o bebê mais fofo que você respeita. Além de muito parecidos com os atores do filme, a sintonia entre eles ficou perfeita e o principal: não tornaram a série infantil, ao contrário do que andam pensando por aí.

A fotografia, figurino e cenário também combinaram muito com o contexto de agonia da vida dos órfãos Baudelaires. Mas pra não dizer que foi tudo impecável, acredito que a temporada poderia ter sido mais extensa, assim daria para explorar mais detalhes e prolongar o sofrimento das crianças, afinal, oito episódios é muito pouco. Maratonar uma série assim nem chega a ser um desafio.

Essas foram as minhas impressões sobre Desventuras em Série, não sei se consegui passar bem, mas espero que tenham entendido. Apesar de todo o abalo psicológico que ela me causou (sonhei dois dias seguidos que eu estava vivendo várias desventuras), recomendo muito a série, vocês precisam assistir! Vai destruir a vida? Vai sim, mas não tem problema não. Claro que ela não é como o filme e nem como o livro, mas cada uma das obras tem suas peculiaridades e simplesmente não dá pra comparar e desmerecer uma em função da outra.

E aí, vocês já assistiram Desventuras em Série? Gostam da história? Me contem aqui nos comentários! Se ainda não viram, essa é uma ótima oportunidade para descobrirem que existe gente mais azarada que vocês. Beijos!

Que tal esses?

4 comentários

  1. Eu nunca assisti esse filme e nem sabia que tinha livro, mas no dia em que a série foi lançada, todos do meu facebook falaram super bem, então claro que estou louca pra ver! :)
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
  2. Eu to louca pra assistir essa série, já li e ouvi tanto sobre ela que vou até dar prioridade na lista de maratonas pras férias!

    Journaling

    ResponderExcluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira