Faça algo bom pelo seu blog

23.9.16

Dicas de como melhorar seu blog, ter mais seguidores e otimizar suas postagens
O que mais se encontra em cada esquina é uma blogueira sonhando em ter um blog famoso e estourado na internet, mas difícil mesmo é encontrar quem faz isso acontecer. Não, eu não estou falando isso como se eu fosse a blogueira mais badalada do universo olhando as amiguinhas fracassarem, eu também estou nessa luta!

Compartilhar meus pensamentos e meus sentimentos aqui no blog é tão gostoso e tão natural pra mim que o meu maior desejo é que mais e mais pessoas me conheçam, troquem suas experiências comigo e deixem seus resquícios de amor por aqui. Eu sei que essa tarefa não é fácil, por isso é muito importante estarmos sempre estudando essa máquina fantástica que é a internet e sério, a cada dia que passa eu aprendo e me encanto mais com ela. Não é que eu saiba tudo ou esteja fazendo tudo certo, mas vim ajudar vocês com essa dica valiosa: faça algo bom pelo seu blog!

Tenha um bom layout
Como diz aquele velho ditado: A primeira impressão é a que fica. Pense na sensação que você tem ao entrar em um blog bem organizado, visualmente limpo, fofo, bem pensado, agradável. Pensou? Agora mentalize tudo isso e tente reproduzir o mesmo no seu blog até que você ache que as pessoas terão a mesma sensação que você pensou. A aparência é seu cartão de visita, sua porta de entrada, pense com muito cuidado nela. 

  • A importância de um layout responsivo
Como o próprio nome sugere, o design responsivo é aquele que consegue responder, ou seja, se adequar, a qualquer tamanho de tela. Com toda essa tecnologia, é difícil encontrar alguém cujo acesso à internet esteja restrito ao computador, a maioria esmagadora da população acessa a internet pelo celular ou tablet, então, não há nada mais interessante que a possibilidade do seu site se adaptar à todos os tamanhos de tela, né non?

Dicas de como melhorar seu blog, ter mais seguidores e otimizar suas postagens
Padronize seus posts
Ao escrever seus posts, siga uma linha de organização padrão. Isso, de certa forma, irá definir seu modo de escrever e deixar sua marca registrada e também vai criar "um mapa mental" na cabeça dos seus leitores, que com o passar do tempo vão perceber sua linha de organização e compreender seu conteúdo com mais facilidade.

Produza conteúdo de qualidade
A internet é uma ferramenta universal, milhões de pessoas ao redor do mundo a usam e, assim como você, tentam fazer dela uma ferramenta de visibilidade. Imagine que ser blogueira é tentar passar em um curso bem concorrido e você tem que ter um diferencial em relação aos seus "concorrentes" pra se sair bem. É importante que você tenha um conteúdo novo e de boa qualidade pra oferecer.

  • Mas escrever sobre o que? 
Tem coisa mais exclusiva e autêntica do que falar sobre o que você gosta, mostrar a sua opinião sobre determinado assunto, compartilhar seus sonhos, seus devaneios, seus textos, suas fotos? Deixe que seu conteúdo fale por você, isso é que é qualidade de verdade e, pra mim, não existe tendência de moda que supere isso.

Faça amigos e parceiros
Uma vez ouvi uma YouTuber (não lembro qual) dizer que ninguém vai deixar de assistir o seu canal só porque começou a assistir outro. Com blogs acontece o mesmo. Ninguém aqui é concorrente, tem leitor pra todo mundo e aqueles que são fiéis, não vão esquecer seu blog pelo simples fato de terem conhecido outro. Não há motivos para rivalidade, então vamos todas nos unir, nos ajudar e criar laços sinceros. Isso sim nos faz crescer.

Não sou a pessoa mais sociável do mundo, nem na internet, mas no nosso grupo do 6 on 6 eu estou sempre trocando ideias e conhecimentos com a Kelly e com a Let e isso é muito legal, em toda conversa eu aprendo alguma coisa nova. 

Dicas de como melhorar seu blog, ter mais seguidores e otimizar suas postagens
Divulgue suas postagens
Não adianta em nada trabalhar duro no seu blog e não mostrá-lo pro mundo inteiro ver, porque olha, é bem difícil cair em uma página de paraquedas, principalmente se ela ainda não for tão popular. Então separe um tempinho do seu dia para se dedicar a essa divulgação e coloque também botões de compartilhamento no final de cada post, vai que seus leitores resolvem te dar uma forcinha #ficaadica.

  • Divulgar como e onde?
Antes de mais nada, não seja chato. Até pra vender seu peixe existem regrinhas básicas de etiqueta. Seja simpática ao falar com o público, crie textinhos atrativos para convidá-los, use boas imagens, compartilhe as publicações da sua Fanpange, comente em outros blogs, tenha o link do seu blog em todas as redes sociais e por aí vai. 
Ah, tão importante como divulgar é saber o lugar certo pra isso. Grupos de Facebook e do Google + são os mais eficazes pra mim, mas invista em todas as redes possíveis, esteja em tudo!

Siga as dicas de otimização do SEO
Para quem  não sabe, SEO é um conjuntinho de truques e estratégias que melhora o posicionamento do seu site nos resultados orgânicos  dos mecanismos de busca. Parece complicado, né? Mas não é não e tem várias blogueiras dando dicas disso por aí, como esse  post aqui da Ba Almeida. Inclusive, indico toda os posts das categorias de dicas e de guia blogosfera dela, me ajudam muito!

Dedique tempo ao SEU blog
Parece bobagem falar isso, mas você precisa focar no seu blog. É importante navegar em outras páginas? Sim. É importante buscar inspirações e referências com outras blogueiras? Sim. Mas cuidado para não imergir no universo alheio e esquecer o seu. Ao invés de ficar o tempo todo na janela vendo as outras blogueiras passarem com o sucesso delas, sente na frente do computador e foque no seu sucesso, no seu trabalho e no seu conteúdo.

  • Como eu posso fazer isso?
Vá estudar HTML, SEO, fotografar, pensar em assuntos novos, criar novos ícones para o blog, atualizar sua bio, repensar suas categorias, se arriscar no PhotoShop, no PicMonkey, pensar em conteúdo legal para sua Fanpage, conversar em grupos de interação... Olha, coisas pra fazer não vai faltar.

Faz tanto tempo que eu queria escrever esse post que até me sinto aliviado. De certa forma, escrevê-lo foi algo de bom que fiz pelo meu blog também, afinal, procrastinar não leva ninguém a nada hahaha. Essas dicas são tudo (ou quase tudo) que aprendi de importante ao seu blogueira e espero que funcione e ajude vocês de alguma forma.

Comente aqui embaixo o que acharam do post e deixem dicas novas de como fazer algo bom por nosso blog. Beijos!

Que tal esses?

23 comentários

  1. O tempo é crucial, sempre que tenho vaga no meu dia a dia. Paro e reservo um tempo...
    Isso tem sido bom, fazer o que gostamos torna a tarefa mais fácil.

    Beijos,
    www.luhcastt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando estamos fazendo o que gostamos, o tempo passa depressa

      Excluir
  2. Muito legal seu blog, ótimas dicas! Um bom local para deixar o link do blog para divulgação é no Yahoo Respostas, Yahoo Grupos e no UOL MAIS, em ambos você cria uma conta para participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, ainda não tinha experimentado isso. Beijos!

      Excluir
  3. Adorei o post, muito inspirador, sobre o HTML, to sofrendo sobre isso ��, achei seu blog muito lindo

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse seu post.

    Realmente nao é fácil e não acontece de uma hora para outra. Temos que dedicar tempo, amor e carinho, para que nosso sonho siga adiante e chame atenção dos leitores pelo conteúdo apresentado.
    E o principal, todas temos que nos unir para nos ajudar, ninguém sobe no mundo sozinho, sempre tem alguém que se dispos de algum tempinho para nos fazer crescer, e o mínimo que podemos fazer é retribuir. =)

    http://tpminterrompida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, quem caminha junto, chega na reta final primeiro ♥

      Excluir
  5. É sempre bom aprender um pouquinho mais sobre essa blogesfera!
    Tenho muita coisa a aprender, suas dicas foram ótimas. Quero mexer em muita coisa, e primeiro quero urgentemente mudar o meu layout, comprar exclusivo que tenha a minha cara.
    Um abraço,
    http://ddcifrando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudei, fico feliz. Boa sorte com o blog :*

      Excluir
  6. Que post, viu? ♥ Acho que quem quer ter um blog precisa ter em mente que se dedicar é um ponto muito importante. Também acho muito legal essa parte das parcerias e amizades, gosto muito do nosso grupinho de foto, além daquelas pessoas que fui conhecendo com o tempo. Quando cria essa ligação, deixa tudo mais agradável, mais humano. Ter um blog com a cara da pessoa é tudo. A gente se sente até mais próximo. Adorei teu post, Ju. Tá incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaada, Kelly! Obrigada por contribuir humanizando minha experiência na blogesfera

      Excluir
  7. Muito bom o post! Você foi bem objetiva. Me falta é tempo, ai como eu queria não trabalhar fora, ou pelo menos trabalhar perto de casa, porque gasto 5 horas do meu dia só com o trajeto de ida e volta, aí vem os afazeres de casa, filho e...mas vou me virando como posso, blogo por amor mesmo.
    O que tenho mais dificuldade é sobre o SEO, preciso estudar mais porque sei que faz muita diferença. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fica realmente BEM complicado, mas continue fazendo o que dá pra fazer, tenho certeza que seus leitores entenderão :D

      Excluir
  8. Uau! Adorei esse post, muitas dicas legais, algumas já sigo outras vou seguir...Estou começando neste mundo e tenho muito que aprender...Bjs

    ResponderExcluir
  9. Arraaasou no Post Ju. E o que eu mais concordo foi em relação a parceria e amizades. O pessoal só vê os outros como concorrência, e é possível crescer muito.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando descobrirem isso, a blogesfera estará a salvo ♥

      Excluir
  10. Ótimas dicas! Vou mudar meu layout para responsivo no ano que vem e acredito que vai valer muito a pena!

    www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
  11. Amei as dicas, são realmente hiper valiosas! Se dedicar e procurar maneiras para melhorar é sempre bom e a melhor coisa, porque quando a gente faz com amor e se esforça. Dá certo.
    Hurricane Stars

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Bom, você ganhou mais uma seguidora. Li vários posts seu e fiquei encantada. Eu acredito muito que o que mais importa nessa blogosfera louca é cada um ajudar o outro, sem rivalidade.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira