Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K. Rowling + Curiosidades

21.1.16

Mas Jujuba, Harry Potter? Sim queridos, vou resenhar Harry Potter mesmo sabendo que essa história é antiga e que a maioria das pessoas já conhece toda a narrativa do bruxinho, seja por filme ou pelos livros. Nesse post aqui contei a minha alegria de finalmente ter comprado os livros de HP e poder lê-los pela primeira vez em 10 anos.

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autor: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 224
Ano: 2000
Classificação: ♥♥♥♥
Sinopse: "A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos. Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o bruxo que assassinou seus pais. Mas, para isso, Harry precisará passar por uma série de desafios e enfrentar inúmeros perigos."

Harry é um garotinho diferente, com uma cicatriz de raio na testa e os cabelos sempre bagunçados, que fora deixado na porta dos seus tios, Válter e Petúnia Dursley, ainda bebê após perder seus pais em um "acidente de carro". Harry não se sentia pertencendo aquela família e era sempre maltratado pelos Dursley e seu filho, Duda. O armário debaixo da escada era tudo que o menino que sobreviveu merecia. 

Após ir ao zoológico e conseguir falar e libertar um cobra, Harry começa a receber cartas que o seu tio Válter nunca o deixa ler, até que no seu aniversário, ele recebe a visita de um homem agigantado e barbudo. Ah, vocês já sabem de quem estou falando, o nosso amado Hagrid! O guardião das chaves de Hogwarts conta a Harry quem ele realmente é: um bruxo muito famoso. Mesmo diante do grande choque de ser enganado a vida toda, Harry parte para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, mas claro, só depois de dar uma passadinha no Beco Diagonal para comprar seus materiais.

No mundo bruxo, tudo é novo e surpreendente para Harry, desde a Plataforma 9 3/4 até os bruxos que somem em suas figurinhas. Ao chegar no castelo, Harry é selecionado para a Grifinória e começa  a se dar conta do quanto é conhecido no mundo bruxo por ter sobrevivido a maldição da morte lançada contre ele e seus pais por Voldemort, um poderoso bruxo das trevas. O bruxinho também é muito querido por todos, principalmente por seus melhores amigos Rony e Hermione, exceto pelo professor Severo Snape e Draco Malfoy

Coisas inimagináveis aconteciam em Hogwarts: havia fantasmas para todos os lados, os quadros falavam, as escadas se moviam... Harry só não imaginava que em seu primeiro ano viveria tantas aventuras com um trasgo, sua vassoura sendo azarada, um cão de três cabeças, com a Pedra Filosofal escondida no castelo e um professor tentando roubá-la. 

No meio dessa aventura tentando salvar a Pedra Filosofal, Harry se encontra com Voldemort e descobre que ele ainda vaga por aí e quer voltar para terminar aquilo que ele conseguiu fazer naquela noite em Godric's Hollow: matá-lo. 

Estou super feliz por ter lido Harry Potter pela primeira vez (quem leu o post do Box vai entender). A diferença entre o livro e o filme não é muita, apenas alguns detalhes, mas o principal foi preservado. Além disso, só com a descrição dos livros é que conhecemos alguns detalhes sobre a vida  em Hogwarts e sobre os personagens, como por exemplo, as quatro ampulhetas enormes que marcam os pontos de cada casa, o fantasma Pirraça que nunca apareceu nos filmes e as outras magias que Harry tinha feito antes de libertar a cobra do zoológico. Ah, também tive a sensação de que Neville é mais presente no livro do que nos filmes.

A narração em terceira pessoa é muito fluída e rápida. A Pedra Filosofal é um livro curto e pouco detalhado, afinal, esse é apenas o começo da história e todos nós já sabemos que Harry leva sete livros até descobrir tudo sobre seu passado e futuro. Os anos de espera valeram a pena! 


Curiosidades
Alquimia | Segundo os alquimistas, todos os metais era uma combinação de enxofre e mercúrio e quanto mais amarelo ele fosse, mais havia enxofre naquela mistura. Para criar ouro, combinava-se enxofre e mercúrio na proporção adequada e seguindo uma determinada sequência. Depois de algum tempo, os alquimistas viram que essa combinação não estava funcionando, foi aí que começaram a procurar um ingrediente mágico que chamaram de pedra filosofal. 
Centauros | As estrelas Alfa Centauro e Beta Centauro estão entre as dez mais brilhantes do céu, sendo a primeira a estrela mais próxima da Terra e do Sol. Isso deve explicar por que Firenze, Agouro e Ronan estão sempre olhando para o céu.
Espelho de Ojesed | A inscrição no topo do espelho de Ojesed "Oãça rocu esme ojesed osamo tso rueso ortso moãn", quando colocada de frente a um espelho se transforma em "Não mostro seu rosto mas o desejo em seu coração", exatamente o que o espelho enfeitiçado faz.

O que acharam da resenha? Fiquei feliz quando algumas meninas me incentivaram a resenhar Harry Potter sim, mas fazendo algo diferente e que ninguém fiz, por isso eu trouxe essas curiosidades. Bem, espero que ninguém tenha feito isso antes hahahaha. Comentem aqui embaixo o que acharam da resenha, se já leram o livro e se gostaram. Beijos!

Que tal esses?

18 comentários

  1. Eu sempre gostei dos filmes do Harry, mas nunca tinha lido os livros, comecei a ler semana passada e eme 2 dias já tinha terminado o primeiro, estou amando o segundo e pretendo terminar de ler a série inteira ainda esse ano.
    Adorei a resenha ^^

    De passagem...

    ResponderExcluir
  2. Quando a postagem apareceu no meu feed e eu li Harry no título dela já cliquei no link sem pensar duas vezes. Harry Potter é amor <3 Eu sou apaixonada por essa edição (é a que forma o castelo na lombada né?), e feliz por ela finalmente ter sido lançada em português. Fiquei morrendo de vontade de comprar no ano passado - e ainda estou - mas já tenho uma coleção ( a minha é a das capas clássicas), e quero primeiro comprar dois dos livros "adicionais" que foram lançados recentemente, o dos personagens e o das criaturas, além do ilustrado. Como eles sozinhos estão mais caros que o box em dias de promoção, tive que definir as prioridades KKKK Adorei sua resenha, e por mais que "todo mundo conheça a história" (ou não, vai saber), postagens assim são muito legais para chamar a atenção de novos leitores para a série. Amei e pode fazer de todos os sete livros que eu vou vir aqui ler e comentar. Basicamente, sou a louca de Harry Potter <3 KKK Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são muito caros, preciso tirar na mega sena pra comprar tudo T.T
      Ou quem sabe esperar o próximo black friday hahaha

      Excluir
  3. oi, oi.

    te confesso que não sou fã de harry potter. na verdade, nunca li nada e nem vi os filmes. sabe quando o santo não bate? então... porém, confesso que quando vi a capa e li a tua resenha, fiquei curioso pra saber mais sobre a história.

    vi na americanas o primeiro livro por um preço bem pequeno. vou acabar dando uma chance...

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, eu preciso ler Harry Potter! Pra ontem!!
    (sem piada) eu nunca assisti nenhum filme porque quero ler os livros antes, mas sempre acabo adiando a leitura {e a cada resenha que eu vejo fico mais curiosa :b}
    vou tentar resolver isso logo :v
    beijos :* | http://memorialices.blogspot.com.br/ |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, custa nada assistir os filmes antes kkkkkk se eu fosse esperar pra poder ler os livros, minha vida não seria a mesma hahaha

      Excluir
  5. Adorei sua resenha com as curiosidades no final! E de todas as edições de HP, acho que essa que forma o castelo na lombada é a mais linda! Estou querendo há muito tempo, mas ainda não consegui comprar. :( Vou ficar de olho nas promoções!
    Os filmes ainda foram bastante fiéis nesse começo, mas muito mais foi cortado depois... E aí como li a maioria depois de ter visto o filme, adorava ler essas coisas, parecia que a história estava se expandindo, haha. Espero que você resenhe os outros livros também! :D

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição me deixou apaixonada ♥ Acho que não vou me importar tanto assim com as mudanças do livro pro filme, como você falou, no livro tudo expande. Beijos!

      Excluir
  6. Sou apenas apaixonada por Harry Potter! Falo que faço parte da Harry Potter generation, que cresceu lendo os livros e vendo os filmes, hehe! Fico muito feliz que você tenha começado a ler a história, ler HP é sempre bom :D Lembro que da última vez que reli (deve ter uns 8 anos, tô chocada, tem muito tempo :O), achei o primeiro e segundo livro beeeem infantis mesmo, e depois a leitura vai ficando mais ~adulta~, achei bem interessante e bem escrito pela JK. E gostei das curiosidades que você trouxe! :D
    Beeeijo ♥
    http://www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem li tudo ainda, mas também percebi isso com os filmes. Acho que o Cálice de Fogo é o intermediário entre uma história pra criança e uma história para uma criança que cresceu e quer mais adrenalina hahaha

      Excluir
  7. Me bateu uma baita saudade agora, vontade de reler todos os livros agora mesmo :D Eu espero conseguir reler esse ano, é uma história tão mágica e tão marcante na minha vida que de tempos em tempos tenho necessidade de mergulhar de cabeça nesse universo novamente! Os livros desse box são lindos, né? (super desejando um para mim!!)
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O box é lindoooo ♥
      Meta de vida: ler Harry Potter todo ano haha

      Excluir
  8. Amo toda a magia e encanto que os filmes e livros do Harry Potter trazem. Faz tempo que não assisto ou leio então adorei o post, relembrar de
    tudo é maravilhoso! Amei seu blog ganhou uma inscrita 💕

    http://otomescriativas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. É muito bom reler Hp, né? Estou relendo esse mês e sinto que cada vez encontro algo diferente na história.

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira