Resenha: A Escolha - Kiera Cass

23.10.15

Título: A Escolha
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 352
Ano: 2014
Classificação: ♥♥♥♥♥
Sinopse: "A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante ... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois que a última página for virada."

A Escolha é o terceiro livro da Série a Seleção e onde finalmente  vamos conhecer o "fim" da história de Maxon e America. Para entender essa resenha, seria interessante você ler as duas anteriores aqui aqui.

Como vocês bem sabem, America chegou se arrastando ao final da competição tendo todos os seus erros e deslizes, que não foram poucos, perdoados por Maxon, já que ele a ama. Porém, o rei Clarkson não está nada satisfeito com a futura decisão do filho e vai fazer de tudo para tirar Meri da competição. O rei governa com mãos de ferro, é insensível e não aceita opiniões no seu governo e America, como possível futura rainha, seria o seu oposto.

No decorrer dos livros, vamos percebendo o senso de justiça e de igualdade de America. Por ter sido uma Cinco, ela conhece melhor o povo de Illéa e suas necessidas do que o próprio rei, afinal, ele sempre viveu no conforto do palácio. Os momentos em que America mostra seu lado humano sendo sensível e compassiva, são os que mais me deixam impressionada. De verdade, aprendi muito com as atitudes dela. No direito, temos uma frase assim: Dura lex, sed lex (A lei é dura, mas é a lei) e embora eu já soubesse disso, com a série pude ver que nem sempre a lei é justa, principalmente quando está nas mãos de ferro.

Os ataques do rebeldes continuam assustando o palácio, mas dessa vez, o líder dos nortistas vem até o castelo, após planejar uma viagem falsa para o rei, para conversar com o príncipe Maxon. August Illéa é decendente legítimo do fundador do país e não, ele não quer a coroa. Assim como Maxon e America, os rebeldes nortistas querem destruir as castas apara promover a liberdade ao povo. Os dois se arriscam ao pactuarem às escondidas com os rebeldes, mas sabem que isso será necessário para salvar o país das ondas de insatisfação.

Na competição, a garotas que restaram passam por um breve momento de desconforto e raiva entre si, mas com a ajuda e os conselhos da rainha Amberly, elas percebem que a desconfiaça que nutrem umas pelas outras é uma completa bobagem, afinal, a escolha da futura esposa depende unicamente de Maxon. Achei muito fofo quando elas fazem as pazes e se tornam amigas de verdade.

A medida que a história vai se desenrolando, fica claro que o amor de Maxon e America vai se consolidando, mesmo com a pressão do rei, com o peso da coroa, com as dúvidas, inseguranças e até mesmo com Aspen. Definitivamente, Meri não pensa mais no seu ex, mas em um pequeno descuido dos dois, Maxon descobre a verdade sobre o passado deles e fica furioso.

Nessa hora, meu coração saiu pela boca. Não posso dar spoiler, mas a escolha deu uma reviravolta. Não que eu estivesse surpresa, afinal, America é mestra em fazer a coisa errada, mas a reação de Maxon foi de partir o coração. Na cerimônia que antecede o anúncio de Maxon por sua escolhida, rebeldes sulistas infiltrados no palácio atacam a família real, a moças, soldados, empregados... Foi um desastre! Lembram que falei do pacto que Maxon fez com os nortistas? Foi essencial e evitou que os rebeldes tomassem o palácio.

O final muda novamente, mas apesar das perdas no ataque, tudo acaba bem. Vocês imaginam quem Maxon escolheu para esposa? Ele escolheu... Leiam o livro! Hahaha, claro que eu não contaria, estragaria tudo. Só posso dizer que, apesar das perdas, há um final feliz, bem como deveria ser.

Eu não costumava gostar de romances impossíveis, como uma história de príncipes e princesas, mas A Seleção mudou completamente a minha visão. Sério, a muito tempo um livro não me envolvia tanto assim. Mergulhei de cabeça na história e me imaginei no lugar das selecionadas e isso inclui, com certeza, ficar apaixonada por Maxon. Preciso de um príncipe dessa na minha vida.

Como já falei, leiam as outras duas resenhas aqui e aqui. Ah, a série não acaba por aqui, temos agora o quarto volume, A Herdeira, que conta a história da filha de Maxon e _______. Sim, eu já li. é lindo, maravilhoso, encantador e em breve vai ter resenha.

Me contem aqui nos comentários o que acharam das resenhas. Já leram os livros? Gostaram? Quero saber tudo. Beijos!

Que tal esses?

12 comentários

  1. Juli, eu ainda não li esse livro, sério, o primeiro foi o único que li até agora e tenho o segundo aqui, mas por causa da escola acabei deixando um pouco de lado, massssssss já estou pensando em voltar a história da America, sabe? Feliz em saber que a leitura foi bem interessante e cativante, gostei que você comentou a respeito sobre as reviravoltas e por fim me deixou desejado por esse livro mais do que nunca ♥
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan, garanto que quando você começar não vai parar mais. É muuuuuito bom!

      Excluir
  2. Ju que fotos lindas. ♥
    Confesso que tenho a trilogia, mas ainda não li nenhum por motivo de preguicinha rs.
    Mas minha meta pra esse fim de ano é ler esses livros, espero conseguir.
    Fiz resenha de um livro bem legal hoje também rs.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camiiii, não faça isso, leia JÁ! hahaha
      Sério, você não vai se arrepender :D

      Excluir
  3. Ain Ju estou doida pelos livros dessa série!! Mas ainda não os comprei, espero em breve comprar pelo menos o primeiro para já começar a ler!

    Beijinhos :)
    Bru Santos ♥
    www.queseame.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena comprar, a história é muito boa ♥

      Excluir
  4. Da Kiera li apenas A Herdeira (certinha eu né) e achei a escrita dela envolvente e fluida. Já quero conhecer os demais livros da série para saber como tudo começou. =)

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK você começou pelo penúltimo! Lê o primeiro, você vai amar :D

      Excluir
  5. Eu ainda não li esse livro, parece ser muito bom!

    http://sobre-tudoum-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que bom que você gostou! hahahah Eu amo profundamente essa série e já to querendo ler os outros... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a hora de lançar o próximo filme ♥

      Excluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira