Ferramentas online que toda blogueira deveria conhecer

26.10.15

Quem é blogueiro sabe o quanto dá trabalho manter nossa inocente e humilde página com o mínimo de qualidade possível. Precisamos nos virar em mil pra cuidar do desing, do conteúdo, da divulgação, dos acessos... São tantas coisas! Pra nossa sorte, a internet está cheia de almas caridosas que inventaram ferramentas maravilhosas para serem nossas melhores amigas.

Não dá pra fazer um post de qualquer jeito e achar que ele vai bombar por aí, é preciso fazer do jeito certo, ou pelo menos, tentar da melhor maneira possível. Também não é todo mundo que faz faculdade de Design e essas outras que te ensina a ser o rei do PhotoShop e embora eu quebre um bom galho nessas ferramentas, estou inclusa nesse grupo. Desde que criei o blog, tive que caçar meios de sobrevivência e até hoje eles estão me mantendo com um pouco de dignidade. Se você é blogueira, precisa conhecer essas ferramentas maravilhosas que vão mudar a sua vida e a do seu blog pra sempre. 

Pic Monkey |PicMonkey é a minha ferramenta online favorita e a que chega mais perto de substiruir o PhotoShop. Lá eu consigo editar fotos com efeitos, correções, sobreposições, canvas para design, colagens e várias outras coisas. É nesse site que costumo fazer as capas das minhas redes sociais (depois de ter feito o background de nuvens no PS6) e também foi onde eu editei minha foto aqui do blog e fiz algumas artes para a fanpage, como essaessaessa e tantas outras. 

Canva |Canva é ótimo para projetos mais profissionais, ele já possui medidas certas para cada trabalho, embora você possa criar dimensões personalizadas, e modelos prontos em que você só precisará fazer algumas alterações. Uso essa ferramenta para salvar ilustrações que usarei no PicMonkey e fazer alguns wallpapers, como esses aqui já disponibilizados no blog.


Pexels | As imagens são parte fundamental do post e não é sempre que dá para fazer sua própria foto. Mesmo gostando bastante do We ♥ It, quando eu preciso de uma imagem bem bonita e profissional corro logo para o Pexels. Lá as fotos são licenciadas para serem usadas livremente. Sei que existe alguns outros sites que fazem o mesmo, mas me acostumei bastante com esse e gosto muito do que encontro por lá. Aliás, a foto desse post foi encontrada no site. 


Google  URL Shortener | Concordam comigo que URL é um troço enorme e feio? Para os casos de compartilhar algum link no twitter, por exemplo, ela consome vários caracteres que poderiam ser usados em texto. O Google URL Shortener diminui consideravelmente sua URL e ainda contabiliza quantos cliques ela teve.

Creative Market | Sério, a minha vida mudou depois que conheci esse site. O Creative Market, como o próprio nome já diz, é um mercado criativo que vende fontes, fotos, gráficos, modelos de currículo, cartão e diversas outras coisas. O melhor de tudo isso é que toda segunda-feira seis produtos são disponibilizados gratuitamente por uma semana. Vocês não tem ideia do tanto de coisa legal que já baixei por lá, minha vida se resume, basicamente, a esperar pela segunda-feira e ver o que está diponível por lá.

Google Analytics | Não sei se vocês sabem, mas a contagem de visualizações do Blogger é bem enganosa, por isso é recomendável que se faça o controle de acessos pelo Google Analytics. As contagens do site são bem minuciosas e trazem números da taxa de rejeição, duração média por sessão, novos visitantes, dados do público e do tráfego dentre várias outras coisas. Não é uma ferramenta fácil e simples de ser entendida, mas vale muito a pena acompanhar o desenvolvimento do seu blog por lá. 

Femmelist |Femmelist é um agregador de links para blogs femininos. Para quem não sabe, agregador é um site onde você envia links de suas postagens para serem divulgados lá. Isso aumenta seu número de visitas e, em alguns casos, diminui a taxa de rejeição que é mostrada no Analytics, como já falei ali em cima. Confesso que já usei outro agregador e número de cliques foram bem maiores, mas o Femmelist tem mais a ver com blogs femininos e todo mundo entra lá sabendo mais ou menos que tipo de conteúdo vai encontrar. Várias blogueiras famosas como Bruna Vieira, Karol Pinheiro, Camila Coutinho, Vic Ceridono e tantas outras divulgando seus posts nesse site. 

Essas são as ferramentas que uso e que me ajudam muito a manter o blog "apresentável" sem ser profissional em nada. Na verdade, acho que sou profissional em fazer gambiarras de salvação porque quase sempre uso várias dessas ferramentas combinadas, como por exemplo Creative Market + Canva + PicMonkey e até o presente momento, elas estão cobrindo minhas necessidades. 

Espero que vocês tenham gostado das minhas indicações de ferramentas e que as use bem, tenho certeza que cada uma delas pode te ajudar muito com o blog. Me contem aqui embaixo se vocês conhecem mais alguma pra me indicar (uma mão lava a outra, certo?) e se gostaram do post. Beijos!

Que tal esses?

16 comentários

  1. Adorei as dicas, principalmente o Femmelist.
    Vou dar uma estuda melhor e quem sabe começar a usa-lo hehe

    Beijos, www.agentejunto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas, serão muito úteis!

    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

  3. Algumas dessas ferramentas eu já conhecia, mas aproveitei muita informação interessante do seu post! Achei bem legal o Femmelist, acho que é uma ótima forma para conseguirmos divulgar melhor nosso conteúdo. Essa é uma das partes que mais tenho dificuldade de lidar. Beijos!

    http://colorindonuvens.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divulgar é a parte mais difícil e cansativa :(
      Que bom que gostou :D

      Excluir
  4. Juuu do céu quantas dicas maravilhosas!! Eu conhecia alguns mas outros não e estou apaixonada! Por exemplo, esse Femmelist é tudo de bom, né? Que ideia bacana, estou lá curtindo tudo!
    \o
    Nossa, eu sou APAIXONADA por Creative Market, meu amor eterno!!! Tenho muitos recursos de lá por causa do Happy Monday, aii que vontade de ter tudo!!!!
    *-*
    Obrigada pelo post super importante e útil!!!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Creative Market vem salvando gerações de blogueiras hahahaha
      Fico super feliz em ter ajudado, Jeh! Beijos :*

      Excluir
  5. Nossa, você não sabe o quanto me ajudou!!! Obrigadaaa! Adorei as dicas!

    www.sonhodemargarida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amei o seu post! Eu já conhecia algumas ferramentas como o Femmelist e o Creative Market (que aliás realmente salva nossas vidas), mas alguns desses outros eu ainda não tinha visto. Vai me ajudar e muito! Muito obrigada! <3
    Há! O site DesignCuts está com um conjunto de resources free maravilhoso. Tem muita coisa de natal, dá uma olhadinha: https://www.designcuts.com/product/free-festive-celebration-bundle/

    Beijos!
    www.crescendoemflor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigada por essa dica, vou dar uma olhadinha agora :D

      Excluir
  7. Gostei bastante da dica do Pexels, o único site que eu não conhecia da sua lista. Adorei! Aliás, sua lista está maravilhosa, realmente são sites muito úteis para ajudar as blogueiras. Beijoos linda ♡ http://vanessabayer.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Você salvou a minha vida com esse post!! Hahaha
    Amei o blog, parabéns
    Beijos
    www.manunenow.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post. Me ajudou muito ❤

    ResponderExcluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira