Entenda o processo criativo e supere os bloqueios

22.9.15

Acredito que a maioria das pessoas que trabalham com arte - escrita, música, pintura e etc - passa por fazes em que não consegue produzir nada. A mente fica tão fatigada que a gente acha que aquilo nunca vai passar, mas, para nossa sorte, não é bem assim.

Todo blogueiro conhece bem o bloqueio criativo, ele nos persegue! No início, ficamos bem preocupados e de cara, muitos desistem de tocar o blog em frente por não ter o que escrever, mas, com o tempo e a prática, nos acostumamos com essa pedra no caminho e aprendemos a contorná-la. Pensando nos meus próprios bloqueios e métados de saída, resolvi escrever esse post para mostrar como esse processo criativo funciona, segundo as minhas experiências e contar o que faço para que ele vá embora logo. 

Algumas coisas sobre a criatividade...

Ela nem sempre é sua amiga
Na verdade, ela é uma falsiane. Quando você mais precisar, ela não virá ao seu auxílio e nem adianta forçar a barra, implorar ou gritar, ela não vem mesmo! Eu mesma me sinto pressionada quando preciso fazer alguma coisa e automaticamente a minha mente se desliga e não consigo pensar em nada.

Ela sempre vai precisar de um tempo na relação
Sabe aqueles namoros bem complicados que a pessoa ta sempre pedindo um tempo? Com a criatividade também é assim. Ela gosta de se afastar, nos deixar de lado e pensar um pouco na vida. No fim, temos que respeitar o espaço dela e dar um tempo para ela se encontrar e voltar pra gente. Costumo produzir algo, depois me desligo completamente dele e quando volto, reformulo tudo. Esse tempo que dou me ajuda a enxergar melhor o que precisa ser aperfeiçoado. 

Ela vai voltar quando você menos esperar
Quando você menos espera, essa belezinha está de volta e beeeem carregada de ideias legais. Sofremos muito quando ela vai embora, mas quando volta é só alegria e entusiasmo e precisamos estar bem preparadas (caderninho e caneta) e com bastante disposição para acompanhar o ritmo de produção. As vezes, do nada tenho uma ideia genial e preciso anotá-la o mais rápido possível.

Mas o mundo dá voltas...

Como não sofrer com os bloqueios
Não se desespere, listei algumas coisinhas pra você fazer enquanto a criatividade não voltar
  • Não pense nela, desligue-se completamente do que você pretendia fazer;
  • Leia algum livro;
  • Assista filmes ou séries;
  • Visite sites que possam te inspirar de alguma forma, como o TumblrWe ♥ it e o Pinterest;
  • Conheça blogs novos;
  • Assita os vídeos da Jout Jout (indiquei essa youtuber em específico porque ela é maravilhosa, mas você pode ver qualquer uma)
  • Saia por aí com suas amigas ou família para bater um bom papo, dar risadas e conhecer novos ambientes;
  • Descanse sua mente e fique de boas pensando na vida.

Mas e se demorar?
A melhor dica que tenho pra te dar é aproveitar a criatividade até o limite e produzir o máximo de posts possíveis. Não faço ideia de como é a agenda de posts de outras blogueiras, mas a minha é com produção à todo vapor e cheia, mas cheia de rascunhos prontos. Pra vocês terem uma ideia, tenho 36 rascunhos! Não dou folga ao meu processo criativo quando ele volta e priorizo ter vários posts prontos para não correr o risco de ficar sem conteúdo aqui no blog. Sei que nem todo mundo tem tempo pra isso, mas cada minuto é valioso e pode te ajudar bastante.

Essa história sempre tem um final feliz, sem contar que acontece com os melhores escritores, músicos e etc, então, não ache que isso é o fim do mundo e a sua carreira está arruinada. Embora muitas blogueiras já tenham falado sobre isso, quis fazer um post do meu jeitinho e sobre a minha ótica, afinal, cada pessoa lida de uma forma diferente com os bloqueios criativos e sabem exatamente o que fazer enquanto ele não volta. No meu caso, o que mais funciona é dar um tempo de verdade. Não insisto em nada quando percebo que minha mente já está saturada.

E vocês, o que fazem quando a criatividade pega as malas e vai dar uma voltinha? Me contem aqui embaixo. Beijos!

Que tal esses?

34 comentários

  1. Muito útil isso aí tudo, sério, porque a gente sempre fica com aquela sensação de medo de simplesmente bloquear com o conteúdo e não conseguir mais escrever, mas precisamos entender também que a criatividade precisa de tempo e de muito carinho para voltar, exatamente como numa relação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei pra perceber isso, mas é bem assim mesmo :D

      Excluir
  2. Ju, me identifiquei demais! Tô acabando de sair de uma crise criativa e voltando aos trabalhos no blog, mas sem desespero. A gente tem que saber se dar um tempo, respeitar o nosso ritmo. Muito melhor do que gerar um monte de conteúdo que não acrescente ou inspire.
    Amei as dicas, uso muitas delas e funcionam.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Adorei, os momentos de hiato são mesmo horríveis, mas nada melhor que relaxar um pouco e mudar brevemente o foco, rapidinho a inspiração volta. Beijo.
    http://umjeitotaoeudeser.blogspot.com te aguardo por lá.

    ResponderExcluir
  4. Amei a forma que você escreveu sobre os hiatos da vida Ju. ♥

    ResponderExcluir
  5. Adorei Ju, muito importante tudo que você falou, infelizmente essa criatividade é fujona hahaha mas tenho certeza que podemos praticar para que ela fique bastante tempo! ♥
    Beijão, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, sobre a Jout Jout, ela é maravilhosa, haha
    O que mais funciona pra mim é dar um tempo também e fazer qualquer outra coisa.. Não adianta forçar.

    mudandodeestacao.com

    ResponderExcluir
  7. Eu ODEIO ficar sem criatividade. As vezes até penso em abandonar o blog porque parece que essa minha criatividade nunca vai voltar :/ parece que tudo que penso para postar não é bom o suficiente. Mas eu procuro achaf alguma inspiração para escrever nas músicas, tumblr e até mesmo vendo vídeos no YouTube que as vezes me dá um *click* que vem uma ideia boa na hora! *-* hahahah
    Que nunca nos falte inspiração! ♡ BEIJOS ~

    sonho-oriental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desiste não! É só ter paciência e não ficar se pressionando tanto

      Excluir
  8. Eu tenho um grande problema com criatividade auahs até com blog mesmo, tenho milhares de posts programados mas assim meio que travo e não sei como falar sobre o assunto. E muito também em criar histórias de redação pra mim é a pior coisa.
    Adorei ler o post, muitas informações curiosas

    Beijos <3
    quietlypink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas não se preocupe, com o tempo e a prática você pega jeito. Cada um tem uma forma de escrever diferente, asta você encontrar o seu :D Boa sorte!

      Excluir
  9. O bloqueio criativo tá sempre batendo a minha porta mas procurando não abri-la, hahah :)
    Adorei as dicas, realmente importantes para todas blogueiras ^^
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  10. Amei as suas dicas, principalmente sobre a Jout Jout, de quem eu tinha um quase nojinho e agora até que to aprendendo a gostar! :D E olha que ela tem um estilo totalmente oposto ao das garotas que estamos acostumadas a ver no Youtube, porém a mente e personalidade dela são surreais!

    Beijos! =*
    http://misscrazyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ju! :)
    Eu tenho um grande problema com bloqueio criativo. Principalmente porque só tenho criatividade pra escrever durante a noite e nem sempre estou disposta a sair da cama pra escrever rs.
    O que mais me ajuda em dias que a mente trava é fazer lista. Eu sou a doida das listas! Sério, ajuda muita a desenvolver ideias.
    Acabei de conhecer seu blog. Uma graça!

    Beijinhos.
    http://entretantasprimaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, Helô?! Disposiçãaaao hahaha
      Também faço mil listas, mas nunca levo tão a sério :(
      Obrigada!

      Excluir
  12. Fiquei impressionada com os teus 36 rascunhos! hahaha Ai, a Jout Jout é maravilhosa mesmo, sempre nos abre a cabeça e dá boas ideias. Gosto de ler muitos blogs também, às vezes me ajuda a ter ideias pro meu. Grupos no Facebook de debates relacionados a assuntos que eu gosto são ótimos também, dão várias ideias!! Muito legal esse post. :D Beijão!

    http://desapegomental.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, os grupos são um bom nicho de inspiração :D

      Excluir
  13. Menina, TRINTA E SEIS RASCUNHOS? Se eu tenho uma coisa para te dizer, é: TÁ DE PARABÉNS, AMIGA! hahahaha Queria ser como você <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha obrigada! Mas nem tudo é post pronto, é que prefiro deixar as ideias salvas como rascunho do que ficar anotando em caderninhos

      Excluir
  14. Como é ruim quando isso acontece mds... eu me sinto como se estive vazia hahahaha acredita? sem minha cabeça num turbilhao de pensamentos e tudo numa boa, nao ter drama para fazer um texto bonito é a pior situação da terra! ja aproveitei um dia e fiz um texto sobre ~estar numa boa~ tambem, e confesso que curti. Mas, em tantas torturas e dramas diários, esse tipo de texto n faz meu tipo hahahahah um beijo

    ResponderExcluir
  15. Amei, tudo bem explicado. A alguns dias sofri com um enorme e desestimulante bloqueio de criatividade, porém só agora senti que posso voltar a fazer uma das coisas que gosto, que é escrever no blog.

    euablogueirapobre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e que seu bloqueio foi embora :D

      Excluir
  16. Acho que quanto menos produzimos, ou quanto mais tempo estamos sem produzir, é que a danada vai embora, quanto mais a gente faz, mais ideia chega, pelo menos é assim pra mim.
    Eu odeio quando eu sento na frente do computador e cria um bloqueio, não consigo pensar em nada, visito outros blogs, abro youtube, faço tudo e nada dela voltar, porém eu desligo tudo e depois de 15 minutos, pufff a queridinha chega. saposladj

    Realmente a criatividade é uma falsiane e nossa namoradinha complicada, mas quem nós somos sem ela?
    http://pinkisnotrose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes isso acontece comigo, é tão chato quando tenho tempo e falta criatividade :(
      Não somos nada sem essa bendita hahaha

      Excluir
  17. Amei seu post aliás, muitas blogueiras rs. A pior coisa é o bloqueio criativo e isso acontece muito comigo. Anoto as idéias que aparecem do nada, tenho uma agenda e um aplicativo e geralmente quando está acontecendo algo em volta, observo, mas ultimamente está osso rs. Seu post foi de grande utilidade e essa youtuber que você citou não conhecia.

    www.faseseestacoes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá difícil pra todo mundo, né? Mas passa :D
      Jout Jout melhor pessoa ♥

      Excluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira