Resenha: Meu universo particular - Frederico Elboni

19.8.15

Entre os dias 12 a 16 de agosto, aconteceu a 1ª Bienal do Livro de Limoeiro, cidade onde moro. Mesmo estando lisa (triste realidade), consegui um dinheirinho bacana para poder comprar alguns livros (postei foto das compras lá no Snapchat: juliana.az) e entre eles, comprei o segundo livro do Frederico Elboni, Meu universo particular. Ok, não fui eu que comprei, foi a minha irmã, mas e daí? Já li o livro e vim resenhar pra vocês. 

Título: Meu universo particular
Autor: Frederico Elboni
Editora: Benvirá
Páginas: 184
Ano: 2015
Classificação: ♥♥♥
Sinopse: "Se você já conhece o Fred, sabe que seus olhos vão brilhar ao correr por estas páginas, ao mesmo tempo em que um lindo sorriso - ou dois - se abrirá em seu rosto. Sabe que cada palavra terá um quê de diversão e sinceridade, e vai embalar você em uma conversa tão gostosa que a vontade de passar horas folheando este livro será imensa. Provavelmente você também sabe que ele ama compartilhar momentos e acredita verdadeiramente que a vida só faz sentido quando se tem alguns sonhos, lembranças, risos, cobertores e abraços. E, claro, alguém especial com quem dividir tudo isso. Aqui, ele abre seu universo particular e te convida para fazer o mesmo. Mas, caso você ainda não conheça o Fred, esta é a sua chance de se deliciar com esta coletânea de frases que traz o melhor dele. Você com certeza vai adorar."

Ao contrário do primeiro livro que tratava de contos e crônicas, a segunda obra do Frederico Elboni, Meu universo particular, se resume em frases curtas com aspecto de reflexão/conselho/anseio de viver. A capa, mais uma vez, está impecável, com essa aquarela linda (lembra as cores do blog, né?) e um desenho do Fred. Gosto particularmente dele usar sua própria imagem nas capas dos livros e em nenhum dos dois ficou over. 

O livro é em preto e branco, mas está repleto de ilustrações e fotos bem fofinhas, algumas dá até pra pintar, se você quiser. Outra coisa bem legal, é que algumas páginas são interativas e ainda na apresentação do livro, Fred nos convida a interagir com ele através das hashtags #meuuniverso e #nossouniverso. A leitura é muito leve, dá pra terminar em questões de minutos. Para quem tem pena de livros tão pequenos (eu), isso é um ponto negativo.

 
Essas fotos são pra vocês terem uma ideia de como esse livro tem uma arte linda ♥ Prometo que não mostrar mais que isso, ninguém merece spoiler.

Bem, quanto ao conteúdo, já falei que o livro é com frases e pensamentos aleatórios, a maioria é sobre amor, sonhos e felicidade o que é bem típico do Fred. Me senti como se estivesse com a dashboard do meu tumblr em mãos: passei por frases sem graça e outras incríveis que precisei reblogar. O livro é bem assim. Algumas frases eu achei bobas e não me identifiquei, outras foi completamente o contrário. Algumas reflexões são muito boas, dá pra arrasar postando elas no  status do facebook ou como legenda de fotos no instagram.

É um livro atemporal, daqui a 10 anos você pode continuar se identificando com ele, pode até gostar de frases que hoje não gostou e isso trás uma sensação boa de que estamos sempre mudando. Gotei bastante do livro, mas não é meu estilo favorito. Dei quatro ♥.

O primeiro livro do Fred, Um sorriso ou dois, já tem resenha aqui no blog e olha só, foi a primeira resenha do CDJ! Confesso que gostei mais da primeira obra, contos e crônicas fazem mais o meu estilo, sem contar que eu aprendi várias coisas com a leitura. Contei tudo isso lá na resenha, então façam o favor de visitar o link ali de cima.

Ainda falando sobre resenhas, acho que estou evoluindo. Como vocês puderam perceber, estou investindo em mais fotos, conteúdo visual é tudo. E sim, minhas resenhas continuam enormes, pra mim, não faz sentido falar de um livro em um parágrafo e achar que aquilo está suficientemente convincente sobre a sua opinião. Mas de qualquer forma, preciso saber se vocês gostam desse estilo, então, por favor, opinem aqui em baixo!

Por fim, espero que tenham gostado da resenha. Comentem o que acharam do conteúdo, do livro e o que mais quiserem. Beijos!

Que tal esses?

10 comentários

  1. Ai, Ju <3
    Eu casaria facilmente com o Fred, juro. Apesar de termos opiniões contrárias em alguns assuntos, em outros somos tão parecidos! (e ele é tão lindo <3)
    Eu não li nenhum dos dois livros por questões como essa. Folheando Um Sorriso ou Dois, vi algumas coisinhas que me fizeram optar por não comprar o livro (sou estagiária, tenho que escolher a dedo o que comprar hahaha). Meu Universo Particular parece um bom livro para se ter guardado, para ser sobre você, não sei explicar, mas vejo como um diário. Mais legal ainda seria escrevê-lo.
    Um beijo, Ju <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred é muuuito fofo, quem não casaria com ele? ♥
      Beijos!

      Excluir
  2. OiOi,Juliana! Tudo bem?
    Eu adoro o Frederico,gente acompanho os vídeos dele e os textos,mas não li nenhum dos dois livros,tenho muita vontade de ler o primeiro, o segundo não me interessei muito,mas a arte do livro está muito bonita.
    Bjx
    http://vinteanoos.blogspot.com
    facebook.com/vinteanoos
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o primeiro, o segundo é mais peculiar, mas também é legal :)

      Excluir
  3. Sua resenha ficou maravilhosa!
    Eu estou louca por esse livro desde quando o Fred começou a divulgar, maaas estou sem money então vai demorar um tempinho para conseguir comprar :(
    Eu ainda não tinha visto tantas imagens assim do livro e amei mais ainda <3
    Continue fazendo resenhas assim, curto bastante.
    Bjs

    Mel
    http://terradonuncablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estava sem grana pra comprá-lo, ainda bem que minha irmã fez isso hahaha
      Super obrigada, vou continuar sim!

      Excluir
  4. Achei tão lindinho o livro! <3

    http://guiadeutilidadesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muito amor <3 Eu fui no lançamento e tirei foto com ele, inclusive MELHOR PESSOA. É tão bom quando a gente conhece alguém que admiramos muito... O agradecimento desse livro é sensacional, não é? Até chorei!
    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seeeeério? Que máximo!! Ele é muito fofo ♥

      Excluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira