5 coisas que eu odeio na blogosfera

12.8.15


Tenho a impressão que várias blogueiras já escreveram sobre esse assunto, mas eu preciso dar a minha opinião sobre isso também. Quando ainda não somos blogueiras, achamos que esse mundo é perfeito e lindo, mas quando entramos na blogosfera, percebemos como as coisas realmente funcionam, e olha, nem sempre é essa perfeição toda que imaginamos. Desde a minha listinha de blogs que acompanho até os grupos de divulgação, sempre encontro algumas coisas que me incomodam muito e é sobre essas coisas que eu odeio na blogosfera que eu vim falar para vocês.

"Segue? Sigo de volta"
O que mais aparece nos grupos de divulgação no facebook, é essa maldita frase, vontade de matar todo mundo que fala isso. Alguns grupos tem tópicos específicos para esse troca de seguidores, curtidas e comentários, mas chato mesmo é quando você está apenas divulgando o seu trabalho e aparece alguém "Seguindo, retribui?". Amiga, entenda de uma vez por todas: eu não estou te obrigando a nada, não me obrigue também!

Hiatos
Outra coisa que me incomoda muito são aqueles blogs bem bacaninhas, mas que a blogueira some do nada e depois de muito tempo, reaparece na maior cara de pau. Não que seja uma obrigação, mas acho mais respeitoso com os seguidores, explicar o seu sumiço, afinal, eles estão ali para acompanhar o seu trabalho. O pior disso é que esses blogs tem parceria e tudo mais e quem está aqui diariamente (ou quase), não consegue nada. Mas o mundo dá muitas voltas...

Blogueiras que não respondem os comentários
Que deselegante! Acho muito chato essas blogueiras que nunca respondem os comentários. Sei que cada uma tem uma vida corrida, mas as vezes não leva nem 10 min. pra fazer isso. Pior ainda sao aquelas que respondem só alguns comentários e outros não. Querida, qual seu critério para escolher a leitora e respondê-la? "Seje menas" esnobe. 

Gente interesseira
Só desejo um bug no blog dessas pessoas... Pior coisa que existe são essas sangue sugas da blogosfera que só pensam em fazer parcerias, divulgar tal link, curtir a fanpage... Miga, pare! O pior é quando o comentário no post não tem conteúdo nenhum, mas o link para o blog já está ali. Eu sigo/amo vários blogs e até sou amiga das blogueiras no face, mas não saio por aí pedindo nenhum favor a elas e só comento algum post se eu realmente tiver algo pra falar, se for só pra dizer "Que legal" e deixar meu link, eu posso ficar na minha. 

Falta de autenticidade
Cadê a autenticidade? Cadê? Não sei onde foi parar, porque o que mais vejo por aí são blogs com nomes suuuuper parecidos, conteúdo que todo mundo já produz, copiando e colandos os posts das amiguinhas, perguntando sobre o que falar no blog... Kirida, se você entrou para a blogosfera, saiba viver nela do seu jeito, sem precisar ficar imitando todo mundo. 

Ser blogueira não é fácil, todos sabemos disso, mas se você entrou nesse mundo, tem que saber as regrinhas básicas de como se comportar e se divulgar sem ser chata e incoveniente. Já falei o quanto sou chata na hora de visitar e seguir um blog e essas coisas sempre deixam uma má impressão, pelo menos pra mim. Acredito que, acima de tudo, a blogueira precisa valorizar o seu trabalho, ou seja, prezar seguidores verdadeiros e que realmente gostaram do seu conteúdo. Em segundo lugar, acho que devemos ser gratas a tudo que conseguimos, desde que tenha sido na raça - se é que vocês  me entendem -, por isso acho super importante ter um tempinho para respinder os seguidores.

Como falei, esse é apenas o meu ponto de vista e ninguém é obrigado a concordar com ele, mas achei super válido expressa-lo. Espero que essa listinha sirva também como dicas e que vocês tenham gostado do post. Comentem aqui em baixo coisas que vocês odeiam na blogosfera e me alertem caso eu esteja cometendo algum erro. Beijos!

Que tal esses?

26 comentários

  1. Oi, como vai?
    Gostei bastante da postagem e concordo com alguns tópicos... Esse de você divulgar o seu trabalho e aparecer um "segui, retribui?" é o mais chato, porque você não postou seu conteúdo lá para isso.
    PS: Esse GIF d'A Órfã me deu medo, lol.

    Está rolando sorteio lá no blog, vem participar: Choque Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Spam é a pior coisa T.T
      kkkk desculpa pelo susto

      Excluir
  2. OiOi Juliana! Tudo bem?
    Estar aqui na blogosfera é muito difícil,sem contar que muitas blogueiras são rivais uma das outras,complicado.
    Eu também odeio esses 5 fatos que você citou,principalmente a blogueira que não interage com seus leitores é o pior de tudo!
    Bjx
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    facebook.com/vinteanoos
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super chato isso, não faz nem sentido não interagir. Acho que essa é a parte principal

      Excluir
  3. Ju me abraça?
    Fiz o meu post, mas ainda vou postar. No entanto acredito que realmente bloga por amor tem os pensamentos bem parecidos né?!
    Super concordo no quesito custa responder o comentário. Fico chateada quando comento com tanto carinho e a pessoa não se da o trabalho de responder, ou que nem você falou seleciona quem irá responder.
    Beijos (já disse que amo seu cantinho?)
    ♥ Te Conto Poesia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha sinta-se abraçada
      Também não gosto de ser ignorada, até porque eu sempre volto no blog pra ler a resposta :/
      Own, obrigada Camila!!!

      Excluir
  4. #1 é o fim. Parece até que a pessoa está pedindo esmola, sinceramente!!! Se a pessoa deixa um comentário e deixa o link embaixo do blog, é uma coisa, mas essas coisa de segue pq eu te sigo é mesmo bem forçante. E outra, precisa haver afinidade. Tem gente que eu sigo que não me segue, que não comenta no blog. Não me incomoda. Tem gente que comenta e me segue que eu não sigo porque a proposta do blog da pessoa é bem diferente do meu. Eu conheço gente que se a pessoa não comentar no blogue delas à medida que elas comentam e segue uma certa blogueira, o mundo acaba para elas. E ainda sai queimando o filme da outra blogueira.

    #3 eu entendo se for uma blogueira que posta conteúdo todo santo dia, estuda, ainda não trabalha e tem muito tempo nas mãos. Tem gente que só pode postar no final de semana e às vezes só tem um dia para visitar os blogs que gosta.Eu prefiro que a pessoa comente no meu blog ou responda a uma pergunta com um comentário no meu blog porque eu geralmente não volto no mesmo post para checar as respostas. Rsrsrsrs!

    #5 também me incomoda bastante, principalmente se eu tiver a impressão que o blogue da pessoa segue meio a uma linha de revista on-line. É importante conhecer o blogueiro para poder ter afinidade com o contéudo, até porque "revista por revista", já existem muitas na net.

    Beijos,

    Blog Querido Deus obg por me exportar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, bem isso que você falou. Parece pedir esmola mesmo e também concordo com isso de afinidade. Visito todos os links que deixam aqui, mas nem sempre me identifico com o blog.

      Eu acho mais difícil ainda comentar no blog da pessoa, raramente consigo :(

      Excluir
  5. Concordo com você! É dificil ser original num mundo onde tudo te influencia a fazer mais do mesmo! Além dos interesses, das cópias, das pessoas interessadas em números e não em qualidade... enfim, lista gigantesca que enche muito o saco! Me identifiquei com seu post e você falou algumas coisas que eu ainda não tinha ouvido ninguém falar. *u*

    blog: Blog Literalinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você se identificou e gostou, linda! Beijos

      Excluir
  6. Oi Ju! Estou aqui como prometido rssrsrs
    eu concordo com você, odeio todos da lista também, o pior e o segue que sigo de volta, o que adianta ter milhares de seguidores "fakes" e nenhum leitor fiel, ninguem vai ler os post do blog

    www.garoradeestilo.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que o "Segue, sigo de volta" é o que mais me irrita. Pior que isso são aquelas que nem sequer comentam "que legal" (o que já seria ruim, porque parece que a pessoa nem leu o post) e só divulgam o blog na maior cara de pau mesmo. Cara... isso é péssimo, nem sei dizer o quanto isso me irrita! Confesso que nem respondo, porque nem tem o que responder, né?
    Quanto a responder comentários, teve uma época que parei de fazer isso porque tava super ocupada com a faculdade. Só tinha tempo de postar na sexta e visitar os blogs que eu gosto e também retribuir a visita de quem comentava. Mas, como tô de férias, voltei a responder os comentários.
    Fora isso, gostaria de acrescentar o quanto odeio blogueiros que não respondem emails educadamente. Há um tempo mandei um e-mail pra uma blogueira perguntando se ela poderia fazer um tutorial explicando como ela fazia determinada coisa. Quando ela me respondeu, a surpresa: o e-mail continha uma única linha com uma pergunta bem sarcástica e até grossa. Minha primeira reação foi vergonha, depois raiva, pois achei que ela deveria ter sido um pouco mais delicada. Dias depois achei o tutorial que havia pedido no blog dela, só que, pela data, ela tinha postado bem antes de eu ter mandando um e-mail. Poxa, custava ela dizer "olha, já tem um tuto sobre isso no meu blog"? Seria bem melhor. Enfim, gostei do post. Beijos e fique com Deus :*
    http://wave-over-wave.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico super chateada com esses comentários sem conteúdo. Se não tem o que falar, melhor nem comentar, né?
      Nossa, que grosseira! Isso oi bem chato, se tivesse acontecido comigo eu nunca mais voltava no blog dela. Beijos!

      Excluir
  8. Concordo com tudo! Acerca do ponto Hiatos, faço isso algumas vezes, mas como mantenho o blogue como uma espécie de diário e não tenho parcerias com ninguém acho que não é assim muito grave! Espero eu :p
    Contudo, acho que uma pessoa que se encontre na situação de parcerias e tudo mais deveria ter um pouco mais de cuidado nesse aspecto, porque no fundo, seria uma falta de respeito para com as outras pessoas, não?
    Gostei muito do post!
    Beijo *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Eu não tenho um público grande, mas sempre me sinto mal quando passo alguns dias sem postar

      Excluir
  9. Primeiramente: Me ganhou com esses gifs de TVD, hahah :)
    Ás vezes eu não consigo responder mas quando tiro um tempinho vou desde o começo, também não gosto quando entro em um blog e apenas algumas pessoas são respondidas. Parece que algumas pessoas tem preferência, seilá :(
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que quando eu vejo a quantidade de comentários, fico um pouco desmotivada, mas sempre respondo tudo.
      Parece preferência mesmo :(

      Excluir
  10. Oi Ju!
    Você tocou em um assunto que realmente precisa ser levado adiante. Antigamente (humm como sou velha, hahah) os blogs tinham apenas o propósito de servir como diário virtual ou caderninho pessoal. Ali você escrevia e fazia o que bem entendessem, que se lascassem os outros. Agora eu percebo que os blogs se tornaram instrumentos de trabalho (de marketing por exemplo) e não acho ruim, pelo contrário, mas é importante levar a autenticidade super a sério. Também tenho encontrado blogs com assuntos super repetitivos, até o título é igual. Isso sim me cansa. Quando entro na lista de inscrições do mey YT vejo várias vlogueiras divulgando a mesma empresa, com o mesmo título, misericórdia!
    Também fico chateada quando meus comentários não são respondidos pelas blogueiras. Isso acontece mais com as "famosinhas". Me sinto uma babaca, sabe? Mas tudo bem, não quero forçar ninguém a responder. Estou comentando ali porque eu quero e não pra receber nada de volta (se fosse depender disso estava frita).
    Outra coisa que me dá muita raiva é pessoas me seguindo nas redes sociais, querendo que eu siga de volta. Ok, às vezes eu sigo sim mas aí a pessoa me dá um baita unfollow, ou seja, quer que eu seja apenas um número. Ah vá te ferrar viu, odeio isso.
    Gostei muito do post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vejo muito isso que você falou dos títulos repetidos em vlogs, talvez seja a pedido da empresa, mas acho muito chato limitar a criatividade da blogueira. O de seguir nas redes sociais é o mais chato, nossa! Sou muito chata para uma blogueira pequena, mas não quero jamais ficar trocando curtida ou sseja lá o que for. Não quero construir meu blog a base disso :)
      Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  11. Arrasou em todos os itens, a blogosfera está assim hoje em dia exatamente por pessoas desses tipos, que se importam mais com o próprio umbigo do que com as coisas ao redor. Tem vários outros quesitos que colocaria na lista e ainda acho que faltariam coisas para serem ditas, ou escritas, no caso. Penso que se todo mundo parasse um pouco de tentar elevar o próprio ego, conseguiria transformar esse inferno em um canto bem agradável. Gostei bastante do post ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Kelly. Deveriam entender que não é desse jeito que se cresce na blogosfera :(

      Excluir
  12. Eis vários problemas. Concordo com você. A blogosfera é um ótimo lugar para conhecer novas pessoas e o conteúdo que elas estão produzindo, mas nem todo mundo pena assim. Eu tenho percebido que muitas pessoas criam seus blogs no intuito único e exclusivo de ganhar fama ou dinheiro, o que poderia ser fácil alguns anos atrás (relativamente, as blogueiras e youtubers famosas demoraram demais até ter prestígio). Isso têm me incomodado bastante. Mas o negócio é tentar ignorar os avulsos e focar nas pessoas e blogs legais que conhecemos por ai! <3 Um beijo : *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, estão o tempo todo atrás de números e parcerias, mas o pior não é nem isso, é que se procupam tanto com essas coisas que no final das contas deixam o blog de lado, com pouca qualidade.
      Beijos!

      Excluir
  13. Legal!

    www.xxx.com.br


    HAAHHAHAHA GENTE, AMEI DEMAIS ESSE POST, sorry pela brincadeira, não resisti! ACHO A COISA MAIS INSUPORTÁVEL DO MUNDO isso de trocar curtidas, trocar inscritos... MEU!!!! PAREM, MIGAS! Sério, vocês não vão se tornar a nova Lia fazendo isso! É muito chato! Acho esses hiatos muito chato e a pessoa acaba se prejudicando! Eu pelo menos se entro num blog em um dia e não tem post, entro no dia seguinte e não tem também, no terceiro eu nem entro mais :(
    E quanto a responder comentarios... hahahaha as vexes eu demoro tipo uma semana, confesso, mas respondo!! ahahahah

    Um beijo, Na!
    www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha é unânime o ódio à troca de curtidas! Também acho que o blog tem que ter posts frequentes. Beijos

      Excluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira