Resenha: Para todos os garotos que já amei - Jenny Han

22.7.15

Título: Para todos os garotos que já amei
Autor: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2015
Classificação: ♥♥♥♥
Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Esse livro tinha tudo para ser mais um que eu compro pela capa, que por sinal é muito bonita, mas quando li a sinopse no verso logo me identifiquei com a história, é a cara de tudo que já vivi. Tinha cara daquelas loucuras de amor que a gente só vive no colégio, aqueles amores platônicos e paixonites agudas que nunca darão certo e a gente precisa entender isso.

"Quando escrevo, não reprimo nada. Escrevo como se ele nunca fosse ler. Porque não vai mesmo. Cada pensamento secreto, cada observação cuidadosa, todos os sentimentos que guardei dentro de mim, coloco tudo na carta. Quando termino, fecho o envelope, escrevo o endereço e coloco dentro da caixa de chapéu azul-petróleo.
Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. Posso tomar o café da manhã sem me preocupar se ele também gosta de banana com cereal; posso cantar músicas românticas sem estar cantando para ele. Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam o meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."

Eu estava certa. Lara Jean é a irmã Song do meio, ela tem uma relação ótima com suas duas irmãs e seu pai. Sua mãe faceleu quando as meninas eram ainda pequenas e agora que toma conta da casa é Margot, a irmã mais velha e melhor amiga de Lara Jean. Ela vivia como uma adolescente normal (se é que essas duas palavras se encaixam na mesma frase), sempre acompanhada das irmãs e do cunhado Josh, até que cartas antigas e secretas que ela escrevia para seus ex amores foram enviadas para a casa deles.

Bem típico dessa idade escrever carta pra quem amamos ou até mesmo um diário, mas a Lara Jean escrevia quando decidia não amar mais aquele cara e a carta era seu meio de se libertar desse sentimento, então a intenção era apenas guardá-las. Ninguém saberia até esse imprevisto acontecer. 

Margot se mudou para fazer faculdade na Escócia e pra isso terminou com Josh. Sem sua melhor amiga por perto, Lara Jean fica desesperada quando vê seus ex amores recebendo as cartas que ela escreveu, principalmente Josh. Siiiim, ela era apaixonada pelo namorado da irmã e escreveu justamente para esquecê-lo, lógico que ela não queria ser fura olho.

Para mostrar a Josh que ela não gostava mais dele, Lara Jean começa a namorar Peter, seu ex amor que também recebeu a carta e que, por sorte, havia terminado seu namoro com Genevive e também queria mostrar que não se importava com ela. E ó, eles enganam todo mundo direitinho, o plano deu certo e Josh e Gen ficam super enciumados com o namoro dos dois, ninguém sabia sobre a farsa.

O problema é que quando a gente se envolve assim, mesmo se convencendo que é tudo mentira, uma hora ou outra os sentimentos se confundem devido à tantos momentos vividos juntos. Nessas horas, quem consegue dizer ao coração que não é pra se apaixonar? Lara Jean percebe que a carta para Peter não foi capaz de exorcizar esse sentimento dela. O Peter é um fofo e super divertido e o melhor é que ele também percebe que está apaixonado de verdade pela Lara Jean.

Não quero dar spoiler, mas a história acaba com aquelas fofocas maldosas que seeeempre acontecem no colégio. Depois de um rolo dos grandes, Lara Jean se decepciona com Peter, mas logo percebe que não foi culpa dele. Isso acontece bem na época em que Margot está voltando, então imaginem essa cena: Lara Jean, Margot, Peter e Josh (que a essa altura da história também se apaixonou por Lara Jean) juntos e respirando o mesmo ar. Deu um baita desentendimento, mas o que vai acontecer daqui pra frente ficou para o segundo livro : P.S.: Ainda amo você. Nem preciso dizer o quanto estou anciosa por esse lançamento, né?

A escrita é bem leve e com bastante diálogo, dá pra ler rapidinho. A história é bem fragmentada, são 72 capítulos, o maior número que já vi em um livro até agora. Na medida que isso agiliza a leitura, deixa as cenas bem curtas e sem muita enrolação. Confesso que esses capítulos breves me incomodam um pouco, gostaria de cenas mais extensas e com mais detalhes e exposição de sentimentos, sabe? Fora isso, o livro não deixou a desejar. Como eu disse, me identifiquei fácil com a história.

Essa é a minha resenha sobre o livro, espero que vocês tenham gostado. Comentem aqui em baixo o que acharam, se já leram o livro ou se ficaram com vontade de ler agora. Beijos!

Que tal esses?

22 comentários

  1. Eu já tinha uma vontadezinha de ler esse livro por causa da capa, nem sabia a sinopse, mas a capa me encantou. E depois da sua resenha... Quero mt ler! *-*
    Bjs

    http://terradonuncablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que minha resenha despertou o interesse pelo livro *--*

      Excluir
  2. Adorei a resenha, agora estou com mais vontade ainda de ler o livro. Ele parece ser muito bom, ouvir falar que a diagramação dele é ótima. Vou compra o meu antes do fim do ano, isso sim.
    Beijos,
    Ju
    http://qualejulieta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra menina, você não vai se arrepender :)

      Excluir
  3. OI OI Ju, a capa já chama atencão ... <3 eu quero ler!Eu vi a tua atualização pelo meu FEED DO FACEBOOK e vim correndo.
    Um beijo, Um queijo ...
    DANIELE ♥

    PORDANIELE.COM

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas adorei a resenha, quero ler esse e o segundo já, adoro essa temática! Vc já leu o segundo?

    Blog | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, o segundo não foi traduzido :( Mas acho que será em breve

      Excluir
  5. Eu não costumo ler muitos livros de romance, eles meio que me deprimem! KKKK Mas este parece muito bom <3 E, realmente, a capa é um amor! Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esse não é daqueles que deprimem (também não gosto muito), esse é mais divertido haha

      Excluir
  6. Já vi geral fazendo resenha desse livro mas nenhuma delas me prendeu igual a sua! Tô querendo comprar ele tem um tempinho já, adorei a sua resenha, beijão.
    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz quando leio comentários assim. Super obrigada!

      Excluir
  7. Quero muito ler esse livro.
    A resenha ficou show!
    Adorei aqui.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro mas esse é o segundo, né? Fico meio confusa porque os nomes e capas são muito parecidos, heheh :)
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Betânia, esse é o primeiro mesmo :) Falei do segundo no finalzinho do post

      Excluir
  9. Para tudo. Preciso desse livro gente.
    Já estava louca por ele desde que começou a ser divulgado e juro que me contive ao máximo para não ler nenhuma resenha dele, mas não resisti rs.
    E agora estou tipo assim "preciso muito".
    Ótima resenha Ju.
    Beijos
    http://tecontopoesia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. confessso que eu não sou muito de ler, =/ mas esse livro me chamou atenção e estou querendo lerkkk

    quero paraticipara do seu blogroll, você topa
    bjuss
    http://criandomake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. *----------------------*
    Minha reação ao ler essa resenha - "AHHHHHHHHH". Logo que eu vi lá no skoob que esse livro seria lançado, estou louquinha de vontade para ler, porém ainda não pude comprar por falta de money, e lendo sua resenha... cara, vou fazer uma loucura aqui kkk! A proposta do livro é interessantíssima e eu me identifiquei completamente. Beijos ♥


    www.pumpcolor.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei a capa, e pelo o que você contou me deu vontade de ler, parece um livro muito legal, vou ver se compro!
    http://www.hurricanestars.com/

    ResponderExcluir
  13. Nossa que blog lindo!!!! ♥ ♥ Parabéns!!! Te indiquei para responder uma TAG no meu blog!! Espero que goste, beijos! ♥
    http://blogdamarianapoli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Vou anotar o nome do livro pra ler
    Adorei seu blog!
    Seguindo,
    http://momentopenelopebyangel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira