Diário de uma universitária: Curso que dê dinheiro ou o que realizar meu sonho?
17.7.15Estamos na metade do ano, já se passaram as inscrições para o ENEM e quando menos esperarmos já é outubro... Sabe o que isso significa? Talvez, nada, mas se você estiver em ano de vestibular isso significa muita coisa. Lembro que quando eu estava no 3 ªE.M. não acreditava como o tempo havia passado rápido, mas passa viu? Talvez por essa falta de noção e até de planejamento para o futuro a gente perde a chance de estudar mais, de se dedicar e pensar direitinho o que vamos querer para o resto das nossas vidas.
Meus anos de vestibulares já passaram (comecei no 1ª E.M.) mas como eu ainda lembro bem a confusão e nervosismo que fica a nossa mente, resolvi começar essa série chamada Diário de uma universitária no intuito de tirar dúvidas, explicar e acalmar todas vocês que estão passando por essa fase. Não sei de quantos posts esse projeto vai viver, mas pretendo estendé-lo e abranger temas não só pré-vestibular, mas também de quando já ingressamos na faculdade.

O assunto que escolhi para abrirmos os trabalhos foi esse bem polêmico e discutido nos almoços de domingo e na roda de amigos: Curso que dê dinheiro ou o que realizar meu sonho? Realmente esse é um problema bem complicado de resolver e envolve muitas coisas, não só o presente momento da escolha, mas o futuro e quem você será nele, ou pelo menos o que quer ser. Pra ajudar vocês a tomarem essa difícil decisão elaborei algumas perguntas que vocês precisam responder para então decidir qual caminho serguir.
Seus pais vão precisar de sua ajuda?
Há dois tipos de pais: aqueles que criam os filhos e depois se viram sozinhos e os que criam os filhos e contam com a ajuda ($$$) deles para o futuro. É muito importante você descobrir o que seus pais esperam de você, se vão precisar de ajuda finaceira, se vão querer lhe manter pra sempre (isso com certeza não) e assim você terá pelo menos uma breve noção se vai precisar viver com muito ou pouco dinheiro. Na minha opinião, mesmo que os pais se recusem, é muito importante podermos dar aquele apoio financeiro no futuro, afinal, eles passaram a vida toda se esforçando pra garantir um pra nós.
O que você espera para o seu futuro?
Você se imagina aos 40 anos com muito dinheiro ou levando uma vida "confrotável"? Isso é muito importante, porque muitos acham que viagens, roupas caras e etc caem do céu e o dinheiro se divide por mitose, mas não é bem assim. Se você espera possuir muitas coisas, saiba que vai precisar suar muito pra isso, mas também se escolher levar uma vida mais simples e desprendida de bens materiais tenho certeza que você também vai ser bem feliz.
Essa carreira tem segurança no mercado de trabalho?
Vocês sabem que a situação do Brasil não é nada boa, o mercado de trabalho conta com muuitos profissionais e pouco emprego, então você precisa ser muito bom no que faz pra garantir a sua vaga. Dependendo da suas respostas nas questões anteriores, é muito importante você analisar bem o mercado de trabalho, as áreas que você pode atuar e a segurança que ele vai lhe permitir para não ter um diploma na mão e várias cartas de demissão na outra. Estabilidade é a palavra.
Você se imagina no estilo de vida que a profissão requer?
As vezes temos muitos sonhos mas não imaginamos o tanto de coisas que eles envolvem. Você que sonha ser médico, já imagiou fazer plantão e dormir poucas horas? Você que sonha ser advogado já pensou em ser ameaçado? Seus honorários serem pagos com um bode? Você que sonha em fazer turismo já se imaginou viajando o mundo inteiro e nunca ter um lugar fixo? É muito importante analisar o que e o quanto a sua profissão requer da sua vida pessoal para depois não quebrar a cara, mas tenha certeza, se o sonho for maior nada disso importa.
Que tal unir o útil ao agradável?
Essa é sempre a melhor opção e se fizermos um esforcinho dá pra ganhar bem no emprego dos sonhos. Talvez você tenha chegado a esse post com um profissão que ganhe bem e outra que realize seu sonho, mas que tal juntar as duas coisas? Um pode ser algo fixo e a outra o hobby, ou você pode se esforçar, fazer a diferença e conseguir lucrar muito na profissão que desejar. Seu sucesso só depende de você!

10 comentários
Costumo sempre dizer que qualquer tipo de informação/conhecimento é bem vindo. Eu já terminei a faculdade faz dois anos e eu nem acredito que passou tão rápido assim. Ótimo post! <3
ResponderExcluirnamesmafrequencia.com.br
Passa muito rápido mesmo :D
ExcluirExcelente post, super útil! Eu estou querendo fazer faculdade, já decidi meu curso, mas tem outros que chamam a minha atenção também. O problema é isso: ou eu escolho um curso que detesto e ganho bem garantindo emprego ou você faz o que gosta, mas não é lá essas coisas o salário.... assim fica difícil!
ResponderExcluirwww.faseseestacoes.com.br
Realmente isso é bem complicado, não é só aquela teoria de fazer o que gosta. Todo mundo tem conta pra pagar.
ExcluirAcho que o mais importante é fazermos aquilo que gostamos e somos felizes, porque assim iremos fazer as coisas de bom grado e felizes. :)
ResponderExcluirhttp://filipa-goncalves.blogspot.pt/
Tem quem pense assim :)
ExcluirCada um com sua necessidade
Juliana
ResponderExcluirBom post , pois tem muita gente que não sabe que rumo seguir..
Acho que a gente tem que fazer o que ama e não que dê dinheiro, isso será uma consequência.
Bjokas,
http://www.dmulheres.com.br/
Obrigada pela opinião. Beijos!
ExcluirSou do grupo "é melhor fazer o que se gosta" para depois pensar em dinheiro. Pois quando voce estiver fazendo alguma materia chata ou pensar em desistir, só dinheiro não vai motivar a continuar no curso. Também é importante saber se aquilo é do momento ou se voce vai querer aquela profissao pelo resto da vida, é um boom de responsabilidade mas que a maioria tem que passar.
ResponderExcluirwww.rumorandhorror.blogspot.com
Acho que a pior parte é a de se imaginar para sempre fazendo aquilo, mas nunca é tarde para começar de novo :D
Excluir