5 dicas simples de como melhorar seu blog

20.6.15

Olá pessoal! Resolvi trazer mais um post com dicas para o blog. Vocês sabem que sou recente na blogosfera, mas mesmo assim já tenho muito cuidado na hora de fazer os posts e arrumar o blog. Confesso que muuuuitas vezes desisto de um blog que estou visitando por ele ser mal organizado e com a aparência desagradável. Não custa nada ter um pouquinho mais de preocupação na estética do post, na escrita e clareza do seu conteúdo. Sem contar que não há desculpa para não dar uma arrumadinha no seu layout, até porque tem vários free's, bases e muitos, mas muuuuitos tutorias de customização e ferramentas para usar. 

1. Organize o texto |
Fico muito agoniada quando entro em um blog e o texto não segue nenhum padrão de organização. Para o bem da humanidade, definam um padrão! Escolha uma fonte, uma cor predominante (de preferência preto ou cinza escuro) e uma cor secundária (que combine com o layout) para marcar as passagens mais importantes. Não esqueçam de manter o texto justificado! Os meus trabalhos da faculdade sempre voltavam com uma anotação do professor "esqueceu de justificar o texto", agora não esqueço mais hehe Realmente isso é muito importante e deixa o visual mais agradável. 

2. Mantenha as imagens no mesmo tamanho |
Também fico a ponto de morrer quando entro em um blog e as imagens estão cada uma em tamanho diferente. Quando você faz o uploud da imagem e clica nela, aparece várias opções, entre elas "muito grande", então a imagem vai ficar proporcional às margens do texto (as minhas ficam um pouco menor por causa da configuração do layout). Além disso, é importante procurar imagens grandes e de boa qualidade pra não ficar feio na hora que a imagem aumentar. 

3. Saiba usar seus gadgets |
Gadgets são essas funções que você adciona através do Layout. Tem muita opções, mas pra mim, não vale a pena usar o "Quem sou eu" nem o "Arquivo". Ao invés disso escolha "Imagem", faça o uploud de uma sua e coloque uma descrição legal, fica mais bonito! Valorize seus marcadores e adcione esse gadget, assim seus posts ficam organizados por categorias e ficam mais fáceis de serem achados. Outro Gadget super importante é o de "Seguidores" (meio óbvio, né?) e o HTML, que dá pra fazer mil coisas com ele. 

4. Faça uma boa pesquisa |
Se o blog não me agradou nos quisitos acima, dificilmente irei parar para ler seu conteúdo. Mas não adianta ter um blog todo arrumadinho e um conteúdo ruim. Lógico que isso é relativo, antes de mais nada, você tem que postar porque gosta e sobre o que gosta e nem sempre as suas preferências irão agradar todo mundo. Mesmo assim, tenha domínio sobre o que está falando, blogar é como apresentar um trabalho na frente da turma, você tem que estar confiante e segura para tirar 10. Não queira abranger vários assuntos se você não for boa neles. 

5. Seja autêntica |
Não rola sair por aí copiando outro blog, né? É essencial termos algumas inspirações, mas nada que chegue a parecer que você está fazendo igual a "fulana de tal". Eu amo quando chego no blog e já consigo perceber através dele como a blogueira é, do que gosta, como se expressa e etc. Então não tenham vergonha de falar do que gostam e da maneira que gostam. Esse espaço foi feito pra você ser quem realmente você é! Não desperdice esse meio de comunicação tão bacana tentando ser outra pessoa.

Espero que tenham gostado das dicas, meninas. Não sou nenhuma profissional, blogo a quase 6 meses, mas acompanho blogs a muito tempo e com isso fui reparando nessas coisas que citei e ó, tenho certeza que muitas blogueiras vão concordar comigo. Quero muito poder ajudar vocês com a minha chatisse e o pessimismo pra fazer tudo direitinho no que precisarem! Meu blog não é perfeito, mas todos os dias eu tento melhorá-lo e é só assim que vamos construir uma blogosfera liiinda.

Comentem aqui o que acharam do post, se querem mais nesse estilo, me contem suas dúvidas e deixem sugestões de como posso melhorar meu blog. Vou ficar muito feliz em ouvir todas vocês! 

Que tal esses?

14 comentários

  1. Nossa alinhar o texto e manter as fotos padronizadas no post já ajuda e MUITO. Um post desorganizado cansa a vista do leitor e deixa mais difícil de ler. Sem falar que fotos sem o tamanho adequado acabam perdendo o charme. Adorei as dicas!

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a primeira coisa que penso é que a blogueira não tem cuidado com o blog e faz tudo de qualquer jeito. Beijos!

      Excluir
  2. Cada detalhe em um layout faz muita diferença. As dicas são indispensáveis, não é toda postagem de dicas que tem tudo isso, com certeza me ajudou muito e ajudou muitas pessoas.

    Beijos <3
    www.p-perfectsthings.com | Quietly Pink

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo. Principalmente seguir um padrão de cor, texto justificado e imagens ajustadas. Acho que mesmo com um layout bem simples, organização chama a atenção, né? Adorei as dicas, acredito eu, que as sigo, haha.

    Beijos, Sel | Quinta Gaveta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, tudo depende do carinho que a blogueira escreve

      Excluir
  4. Oi, Ju!!

    Dicas básicas, porém essenciais!!
    Quero morrer quando vejo imagens de vários tamanhos, fora a falta de autenticidade né?
    Adorei..

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Clayci, compartilho desse sentimento ):

      Excluir
  5. Todas essas dicas são super importantes e fazem uma grande diferença em blogs quando usadas ^^
    Muito bom o post, beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  6. Ju, cê pode mais do que falar sobre isso, né? Olha como teu blog é maravilhoso <33

    ResponderExcluir
  7. Amaiiiii, as dicas

    http://pink-sr.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira