Coisas que só os universitários entendem

16.4.15

Dia desses, enquanto esperava o ônibus pra voltar pra casa, fiquei pensando nas coisas que descobri no mundo universitário. É tudo muito engraçado e diferente de como era na escola. Pra quem ainda não sabe, eu curso Direito e estou no 3ª período. Desde que a faculdade começou eu me sinto diferente, sei lá, mais adulta e cheia de responsabilidades. É diferente também porque estudo em outra cidade, as vezes parece que vivo vidas paralelas, sabe? Mas eu gosto. Foi pensando nisso que resolvi fazer esse post compartilhando um pouco do que acontece com quem passa a vida tentando conquistar um pedaço de papel que alguns chamam de diploma. 

Temos que pegar ônibus... lotados | É por onde a saga de todo universitário começa e é, provavelmente, a parte mais triste também. O pior de estudar em outra cidade é ter que sair super cedo de casa pra pegar o ônibus da garagem, porque se for esperar em algum ponto, lamento dizer mas você vai em pé. Pior que isso é ter que esperar pra voltar pra casa. As vezes você não tem aula ou ela acaba cedo e ao invés de você voltar pra sua cama, tem que ficar jogado pelas ruas esperando o ônibus chegar. Cientistas, inventem o teletransporte! 

Só comemos besteiras | Um universitário de verdade não faz nenhuma refeição! A evolução é uma coisa incrível mesmo, do dia para a noite o nosso orgnismo aprende a sobreviver se alimentando apenas de miojo, hambúrguer, coxinha, torta, espetinhos... Não lembro nem qual foi a última vez que eu jantei de verdade, sei que isso não é bom nem certo, mas raramente dá tempo de comer alguma coisa, então prefiro comer pelas lanchonetes da vida.

Convivemos com os sangue suga | Eles estão em todo e qulquer lugar. Nas universidades públicas, nas particulares, da lincenciatura ao bacharelado, do primeiro ao décimo período, a espécie nunca é extinta! Estou falando daquelas pessoas boa pinta, simpáticas e legais, porém que não assistem uma aula, não tem uma anotação no caderno e não sabem nem o nome do professor. Essa criaturas grudam no seu pescoço na semana de prova e querem tirar xerox (ou fotos, estão muito modernos) de todo o material que você conseguiu e anotou com muito esforço e dedicação nas aulas, querem que você ensine em um dia o assunto do semestre inteiro e como se não bastasse, querem furto intelectual na hora da prova, vulgo FILA! Vontade de jogá-los numa câmara de gás.

Só fazemos o trabalho de última hora | Se o professor pedir pra entregar o trabalho em 15 dias significa dizer que eu tenho 14 dias para descansar. Não adianta negar, todo universitário já fez ou ainda faz isso. A vida só vale a pena ser vivida quando corremos esse risco de não dar tempo do trabalho ficar pronto e perdermos um ponto na prova. Quando dá 00:01 no relógio, corremos atrás do prejuízo. É nessa hora que a internet cai, o computador se desliga sozinho, a impressora não quer imprimir e pensamos mil vezes em desistir de tudo, mas no final acaba dando certo.

Nada que estudamos cai na prova | É impressionante a habilidade mediúnica que os professores têm de advinhar o que você mais estudou e justamente NÃO COLOCAR NA PROVA! Passo o dia inteiro decorando alguma coisa, fazendo mil esquemas e resumos sobre os temas que eu acho mais difíceis de entender para o professor fazer uma questão sobre aquele assunto da primeira folha no caderno que só tem três palavras escritas e que eu nem li. Ódio define. 

As vezes entendemos o assunto | Como nem tudo nessa vida é sofrimento, há também os momentos de glória. Nada como pegar um livro ou texto e entender o que está lendo, responder as perguntas do professor, ajudar o seu amigo que está com dificuldades na matéria e finalmente, alcançar o tão almejado 10! É nessas horas, meus caros amigos, que eu me sinto com notável saber jurídico e vejo que nem tudo está perdido.

Sei que todas essas coisas não acontecem só comigo, são hábitos totalmente comuns dessa espécie, haha. Minha semana de provas já acabou, mas quando eu acho que vou ter paz na vida, começa então a semana de ENTREGAR as provas e a essa semana, meus caros, poucos são os sobreviventes... Queria aproveitar a oportunidade e comunicar a minha mãe que vou tirar uma nota baixa, mas muuuito baixa em DIP. Se a senhora não ler esse post, o problema é seu, depois não diga que não avisei sobre minhas notas baixas. 

Então galera, quem ai é universitário ou ainda está lutando pra ser? Comentem aqui em baixo o que acharam do post e compartilhem comigo como é a luta de vocês. Beijos! 

Que tal esses?

14 comentários

  1. As vezes entendemos o assunto, mas é só as vezes mesmo aiuehiuahe. Cê só falou verdades, me identifiquei com todas, impossível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem as vezes hahaha Que legal que você se identificou :D

      Excluir
  2. Simmm. Tudo bem que estou no ensino médio ainda, mas me identifiquei com tudo, principalmente a perte do ônibus! auhauhau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No E.M. eu não vivia isso, pena de quem ja vive então haha

      Excluir
  3. Adorei o post, super me identifiquei com tudo, bem assim mesmo...rindo litros aqui. Beijos!
    Blog Menina Descolada

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post, me identifiquei com tudo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu sei bem o que é isso tudo kkk,adorei o post .
    http://damadeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Triste realidade, mas tudo por um futuro melhor né. kkkk
    Mas pegar busu lotado é uma das piores partes.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo por um diploma kkk ônibus lotado é a treva

      Excluir
  7. Olá Juliana,
    Impressionante como neste texto só encontrei verdades! Estudo Comunicação Social - Jornalismo, e enfrento todos esses dilemas. O pior, para mim, é a situação do ônibus porque sempre espero o próximo (que chega 40 min depois que saio da última aula) na esperança de encontrar um lugar para sentar.
    Enfim, sofremos mas no fim tudo vale a pena.

    Um beijo,
    ( www.a-escrita-e-eu.blogspot.com )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu não fizesse Direito, faria Jornalismo :D Também acho que a pior parte é o ônibus :(

      Excluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira