Como sobreviver à semana de provas

12.3.15

Está chegando (pelo menos pra mim) aquela época do ano em que ninguém é ateu, estão todos esperando por um milagre e implorando por uns pontinhos. Sim, meus caros, eis que se aproximas as provas! Fico arrepiada só de pensar nisso. Como alguns de vocês já devem saber, estou no 3ª período do curso de Direito e dessa vez estou sentido que a coisa está começando a ficar séria. As matérias estão mais objetivas e complicadas, então já estou me preparando psicologicamente e intelectualmente para as provas, então resolvi compartilhar com vocês algumas dicas de cmo sobreviver à essas semanas do terror.

Organize seu horário 
É muito importante você planejar um horário com todos os afazeres que você tem todos os dias da semana, só assim você consegue otimizar o seu tempo e não esquece de fazer nada. Vale salientar que não adianta ter um horário e não cumprí-lo. Disciplina é a palavra chave!

Mantenha os assuntos em dia
Quando chegar da escola/faculdade releia tudo que você estudou e se possível, aprofunde o conteúdo em livros. Só aprendemos de verdade quando estudamos em casa e fazer isso todos os dias é importante pra deixar a matéria bem fresquinha na mente. Como eu estudo à noite, na manhã seguinte eu pego o caderno, um livro e vou reler tudo que aprendi, assim vou saber se o assunto é fácil ou difícil e descobrir quais são as minhas dúvidas para tirá-las o mais rápido possível. Quando chegar a semana da prova só preciso dar uma revisada em tudo.

Faça textos
Uma coisa que tem me ajudado muito a entender melhor os assuntos é fazer textos ou esquemas (rabiscos mil) de tudo que estou lendo. Como todos os meus livros são pegos na biblioteca, vou anotando o que tem de mais importante neles no meu caderno. O mesmo eu faço com as xerox que preciso ler, no final, faço um resumo do que eu entendi. Detalhe: é muito importante que você faça isso com suas prórpias palavras, você não vai aprender se copiar e colar do livro. Vale dá uma olhadinha, mas elabore do seu jeito e isso já ajuda na hora de formular a resposta na prova.

Defina as prioridades
Essa é a parte complicada se você tiver um blog. Todo mundo quer manter os compromissos do dia a dia e o blog em dia, mas chega uma hora que temos que escolher o que é mais importante naquele momento. Como tudo na vida passa, o mesmo acontece com a semana de provas, então esqueça um pouco as redes socias, a balada, a saidinha no sábado e foque nos estudos! Depois você volta pra sua rotina normal tranquila por ter tido um bom desempenho nas provas.

Espero que essas dicas sejam úteis pra vocês assim como estão sendo pra mim. Minhas provas começam a partir do dia 23 e devem durar 6 dias (é o número de cadeiras que eu pago), mas quero me dar bem em todas pra ficar mais aliviada na segunda unidade. Peço também que vocês me compreendam se eu ficar mais ausente nos posts, não desistam de mim! 

Me contem o que vocês acharam dessas dicas e o que mais vocês fazem pra sobreviver à semana de provas, vou adorar saber! Beijos :* 

Que tal esses?

12 comentários

  1. Ainda não me acostumei em fazer provas, todas as vezes que um professor marca a data eu já começo passar mal. Estou no 3º semestre de psicologia e também sinto que está muito mais difícil que os anteriores.
    Eu sempre faço resumos das aulas, e organizar os horários para mim é essencial.. agora ter disciplina e foco é o que eu acho mais complicado.
    Boas provas para você!
    Beijos
    http://lovelyplacee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter disciplina e foco foi aquele tipo de coselho que dou para os outros mas nunca sigo :( Só consigo me esforçar de verdade nas matérias que gosto e isso não é legal.
      Obrigada!

      Excluir
  2. Estou no 5º semestre de Engenharia Ambiental, e a semana de provas sempre é uma semana difícil de administrar. Adorei suas dicas! Até o 4º período eu tinha muuuuitas matérias de cálculo e física, então eu fazia muitas listas de exercícios para não precisar me matar às vésperas das provas. Agora tenho mais matérias específicas e estou procurando reler os slides que os professores disponibilizam e fazer resumos com minhas próprias palavras. Isso realmente ajuda, e MUITO!!!
    Boas provas, viu?
    Beijos da Bru <3

    http://multidaodepensamentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que não tenho muitas atividades, mas em compensação tenho muitos textos e prefiro lê-los antes pra já saber do que se tratam :D
      Obrigada!

      Excluir
  3. Muito boas as dicas!
    Minha semana de provas ainda está longe, mas...
    grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas !
    ainda nao estou na semana de provas,
    mas quando estiver vou usar essas dicas ><
    beijos

    http://dividindouniverso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhul! Espero que posse te ajudar de verdade :D

      Excluir
  5. Que cantinho lindo, amei seu blog! Parabéns e sucesso ❤️ | Blog Menina, surtei!

    ResponderExcluir
  6. Minhas aulas da faculdade voltam e eu já fico desesperada para ter tempo! Haha ótimo post.

    Estou te seguindo aqui. :3

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem assim hahaha
      Obrigada pelo carinho, querida :*

      Excluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira