Mitos e verdades sobre a faculdade

30.1.15


Uma coisa é fato: quando você não é mais calouro na faculdade, se acha o dono do mundo. Adivinhem quem é a mais nova veterana? Hahaaaa, euzinha! Estou indo para o meu segundo ano de universitária, ingressando no 3ª período do curso de Direito e já me sinto a rainha da faculdade, dona do mundo, a presidenta do Supremo Tribunal Federal... Ok, voltando pra realidade, o buraco é mais embaixo. 

Acontece que eu ainda me lembro como se fosse ontem o meu primeiro dia de aula, toda a tensão, o nervosismo e as expectativas mil. Faculdade é mesmo um mundo novo, cheio de lendas e mistérios, mas nesse pedacinho de tempo que tenho vivido essa experiência, constatei que nem tudo é como dizem por ai, então resolvi preparar esse post contando o que é mesmo verdade e o que é mito. Confiram! 

Ninguém é seu amigo 
Mito! Quando me falavam isso, eu imaginava a sala de aula como um campo de guerra onde todo mundo queria se matar e puxar o tapete do outro, e bem... as coisas não são assim. Talvez você não faça amigos nas primeiras semanas ou no primeiro período, mas com o decorrer do tempo vamos descobrindo pessoas bem legais e parecidas com a gente, de quem seremos amigos, dupla imbatível nas provas ou simplesmente bons colegas. Não se preocupe, sozinho ninguém fica. 

Você tem que se virar sozinho 
Verdade! Faculdade tem vários campus, blocos, cursos e períodos, então não vá achando que a tia da secretaria vai passar de sala em sala dando avisos. Você tem que buscar as informações, ver os murais, acessar o site... O professor não vai levar material pra sala, então procure a copiadora onde ele costuma deixar os textos e se você estiver esperando algum material no e-mail, não esqueça de  lembrar 214645138 vezes o professor de enviá-lo. 

Rola muita bagunça
Verdade! Essa é a parte mais difícil de lidar e você precisa saber exatamente quem você é e o que quer fazer ali. Na faculdade ninguém  é controlado, vigiado e nem cobrado. Ao redor do campus, o que mais tem são bares, onde  muita gente queima aula pra beber e coisas mais... Então você precisa conhecer os seus limites e lembrar dos seus valores aprendidos em casa para não deixar-se ser influenciado e perder o foco dos estudos. 

A faculdade é muito difícil
Mito! Complicado falar disso sem pagar de CDF, mas eu não acho que "difícil" seja a palavra mais adequada para definir a faculdade. Trabalhosa e exigente são as palavras certas. Não dá mais pra fazer aquele trabalho de duas páginas que você copiou e colou do Wikipedia nem querer passar de período filando, né? É preciso amadurecer muuuuito o seu lado de estudante, ter mais disciplina e dedicação pra se sair bem nas matérias. Eu, até o momento, passei direto em todas as cadeiras nesses dois períodos, mas sei que a media que vou avançando, tenho que me dedicar ainda mais. 

A escola é mais legal
Mito! Essa pode até ser uma questão mais pessoal, mas eu acredito que ambas as fases tem seu lado bom e ruim e nenhuma deve ser comparada a outra. Na escola você tem que estudar aquele monte de matérias chatas (exatas, eu estou falando de você) e esperar o dia que vai ter aula de educação física, e na faculdade, mesmo tendo algumas cadeiras mais chatinhas, você está estudando o que gosta. A verdade é que são momentos diferentes em nossa vida e valem muito a pena serem vividos com intensidade e da melhor forma possível. 

Então, é isso pessoal! Alguém aí é universitário de primeira viagem? Espero que tenham gostado! Bem vindos ao time do miojo com café. 

Que tal esses?

5 comentários

  1. Mesmo sendo fera só em 2016, foi muito bom ler seu post, me ajudou bastante, tirou algumas duvidas que eu tinha. A verdade que no colegial seus professores fazem uma tempestade em um copo d'água em relação a faculdade, eles fazem tanto medo e pressão nos alunos, Esse é meu caso! Amei seu post, Obrigada!
    http://meninaespertaecomplicada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. yeaaah! Fico super feliz em ter ajudado Yanca :D bom desempenho nos seus vestibulares :*

      Excluir
  2. Olá, eu também estou no segundo ano da faculdade.
    Gostei muito do post.
    Beijos

    http://lovelyplacee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Google +

Facebook

Quote #1

"Devemos sempre acreditar que, por mais difícil que seja, lutar por aquilo que queremos não é perda de tempo."

- Anne Ferreira